SóProvas


ID
2690134
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Título III do Código de Ética Profissional dos/das Assistentes Sociais trata “Das Relações Profissionais”. O Capítulo I desse título denomina-se “Das Relações com os/as Usuários/as” e o Art. 5º, desse capítulo, lista os deveres do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as.


É dever do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. As outras alternativas dizem respeito a Direitos

  • Art. 5º  São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:
    a- contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais;

    b- garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos/as usuários/as, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos/as profissionais, resguardados os princípios deste Código

     

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

  • A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social, que foi instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Incorreta. Dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional. De acordo com o “Art. 7º”, inciso a, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.

    B – Correta. Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos/as usuários/as, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos/as profissionais, resguardados os princípios do Código de Ética Profissional. De acordo com o “Art. 5º”, inciso b, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social nas relações com os/as usuários/as.

    C – Incorreta. Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais. De acordo com o “Art. 7º”, inciso c, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.

    D – Incorreta. Ter livre acesso à população usuária. De acordo com o “Art. 7º”, inciso b, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.

    Gabarito: B