SóProvas


ID
2690899
Banca
UFOP
Órgão
UFOP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O software antivírus é um programa de computador que detecta, evita e atua na neutralização ou remoção de programas mal-intencionados, como os worms.


Quanto ao conceito de worm, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Worm - Verme

    É um programa que se propaga de forma automática entre computadores, criando cópias independentes.

    Exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são conhecidos por consumirem muitos recursos do computador, devido à grande quantidade de cópias, deixando a rede e/ou o computador lento.

  •  

    a)  CORRETO.  Um worm é um código de computador que se espalha sem a interação do usuário. A maioria dos worms começam como anexos de email que infectam um computador quando são abertos. O worm verifica o computador infectado em busca de arquivos, como catálogos de endereços ou páginas da Web temporárias, que contêm endereços de email. O worm usa os endereços para enviar mensagens de email infectadas e frequentemente imita (ou falsifica) o endereços "De" em mensagens de email mais recentes para que as mensagens infectadas pareçam ser de alguém conhecido. Os worms então se espalham automaticamente através de mensagens de email, redes ou sistemas operacionais vulneráveis, frequentemente dominando estes sistemas antes da causa ser conhecida. Os worms nem sempre são destrutivos para os computadores, mas geralmente causam problemas de estabilidade e desempenho do computador e a rede.

     

    b) CORRETO.  Malware é a combinação das palavras inglesas malicious e software, ou seja, programas maliciosos. Malware inclui vírus, worms, cavalos de tróia, ransomwarespywareadware e outros programas maliciosos.

     

    c)  ERRADO. Cavalo de tróia- é um programa de software mal-intencionado que se oculta dentro de outros programas. Ele entra em um computador ocultado dentro de um programa legítimo, como uma proteção de tela. Em seguida, ele coloca um código no sistema operacional que permite que um hacker acesse o computador infectado. Os cavalos de troia geralmente não se espalham sozinhos. Eles são espalhados por vírus, worms ou software baixado.

     

    d) CORRETO.

     

    Fonte: Wikipédia. Maxieduca. support.microsoft.com

  • Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .

    Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida

     

    Um cavalo de Troia (em inglês Trojan horse) é um malware (programa malicioso) que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão; e é fácil de ser enviado, clicando na ID do computador e enviando para qualquer outro computador.[1]

    Conhecidos por normalmente responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais, têm como objetivo manterem-se ocultos, enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Podem ser transportados em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, aproveitando as vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no computador. Datam do início da Internet e mantêm-se invisíveis para executar delitos, enquanto a vítima realiza suas atividades cotidianas. [2]

  • C) TROJAN: Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
    Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.

  • GABA LETRA C DE CUUUUUELHINHO.

    Essa assertiva é referenta ao CAVALO DE TRÓIA, PRESENTE DE GREGO. Refere-se ao acontecido em TROIA, quando Ulisses teve a grande ideia de construir um cavalo enorme de madeira, afim de adentrar a cidade de TROIA, que por anos, os gregos tentaram invadir. Porém, as muralhas da cidade eram quase que impenetráveis e só depois da ideia do cavalo é que conseguiram entrar na cidade e tomá-la. 

    TENSO.

  • Simplificando

     

    Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .

    Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.[1]

  • Palavras chaves (Malware)

    Virus: Programa ou parte de um programa

    Worm: Programa Capaz de se propagar automaticamente

    Bot e Botnet: Controlado Remotamente (maquinas Zumbi)

    Spyware: Espião (Keyloggers, Sreenloggers, Adware)

    BackDoor: mantem portas abertas para um futuro ou proximo inavasor 

    Cavalo de Troia (Trojan): Impostor, Parece Legitimo (obs: na (c) refere-se a ele)

    Rootkit: Esconde o Invasor ou Virus

     

  • Worms (Vermes):

     

    Programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms APENAS se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.).

     

     

    Diferentemente do vírus, o worm NÃO embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

     

     

                                                                          

    -> Os Worms podem se espalhar de diversas maneiras, mas a propagação via rede é a mais comum. Sua característica marcante é a replicação (cópia funcional de si mesmo) e infecção de outros computadores SEM intervenção humana e SEM necessidade de um programa hospedeiro.

  • Anibal Thomé,

     

    Seu resumo está perfeito. Parabéns!

  • Gab C

     

    Worms: Vermes que se multiplicam na rede causando lentidão. Dissemina automaticamente, consumindo o tráfego de banda. Não necessita de um host para se propagar. 

  • É o cavalo de tróia que se oculta em outros programas.

    worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .

    Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.[1]

  • Letra C. No meu ponto de vista, essa alternativa está errada porque o worm é independente, ele não precisa de um hospedeiro. "Um worm é um programa de software mal-intencionado que se oculta dentro de outros programas. Ele entra em um computador ocultado dentro de um programa legítimo, como uma proteção de tela".

  • C. Um worm é um programa de software mal-intencionado que se oculta dentro de outros programas. Ele entra em um computador ocultado dentro de um programa legítimo, como uma proteção de tela. incorreta, essa assertiva refere-se ao trojan/cavalo de troia

  • Gabrito C)

    Essa é a definição de Cavalo de Troia e não de Worm.

    A questão pede justamente a alternativa incorreta.

  • Assertiva C

    Um worm é um programa de software mal-intencionado que se oculta dentro de outros programas. Ele entra em um computador ocultado dentro de um programa legítimo, como uma proteção de tela.