Gabarito D
O Synchronous Data Link Control (SDLC) é um protocolo da IBM anunciado em 1973 e tornado operacional em 1974. Ao contrário do BSC e do DDCMP, é um protocolo orientado a bits ao invés de orientado a caracteres. É designado para operação full-duplex e half-duplex.
O único caracter de controle usado no SDLC é o caracter flag que possui o padrão de bits 01111110. O header possui um tamanho fixo de 24 bits, o campo de informação possui tamanho variável, e o trailer (ERROR CHECKING FIELD) possui também tamanho de 24 bits. Porém, a técnica de transparência pode aumentar o tamanho de qualquer destes campos exceto para o dois flags de 8 bits do bloco de mensagem.
O SDLC é um protocolo orientado a bits e somente apresentará confiança se um flag de controle, em qualquer lugar entre os blocos de mensagem, não alcançar o receptor.
SDLC usa um caracter a cada fim de mensagem chamado flag. A seqüência de bits do flag corresponde ao padrão 01111110. O único caracter de controle é o caracter de flag.
Para garantir que o caracter de flag não aparecerá na porção de dados da mensagem um bit zero (0) é inserido, na mensagem, sempre que cinco bits um (1) aparecerem em uma linha. Logo, um padrão de bits como 01111110 que seria eventualmente um dado aparecerá no conjunto de dados como 011111010, ou 9 bits.
O receptor também conta os bits recebidos e, se detectar cinco bits um (1) em uma linha seguidos de um bit zero (0), ele simplesmente remove o bit em zero. Se este bit for um bit 1 é porque a seqüência de bits recebida é realmente um flag, significando que o fim da mensagem foi recebido.
A técnica de transparência usada pelo SDLC pode ser referenciada como "BIT STUFFING".
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !