SóProvas


ID
2692822
Banca
UNIFAP
Órgão
UNIFAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

TEXTO II

(TÍTULO)

Ao......... dia do mês de...........do ano de.........,às..........horas, reuniram-se, em Assembléia Geral, no endereço da..............as pessoas a seguir relacionadas: (nominar as pessoas, profissão, estado civil, endereço residencial e número do CPF). Os membros presentes escolheram, por aclamação, para presidir os trabalhos (nome de membro), e para secretariar (nome membro). Em seguida, o Presidente declarou abertos os trabalhos e apresentou a pauta de reunião, contendo os seguintes assuntos: ) discussão e aprovação do Estatuto da associação; ) escolha dos associados ou sócios que integrarão os órgãos internos da associação; e ) designação de sede provisória da associação. Em seguida, começou-se a discussão do estatuto apresentado e, após ter sido colocado em votação, foi aprovado por unanimidade, com a seguinte redação: (transcrever redação do estatuto aprovado); Passou-se, em seguida, ao item “2” da pauta, em que foram escolhidos os seguintes membros para comporem os órgãos internos: DIRETORIA EXECUTIVA: (nominar os membros, estado civil, profissão, endereço residencial, numero do CPF e cargo). Por fim, passou-se a discussão do item “3” da pauta e foi deliberado que a sede provisória do associação será no seguinte endereço: (discriminar o endereço completo). Nada mais havendo, o Presidente fez um resumo dos trabalhos do dia, bem como das deliberações, agradeceu pela participação de todos os presentes e deu por encerrada a reunião, da qual eu, (nome do secretário da reunião), secretário ad hoc reunião, lavrei a presente ata, que foi lida, achada conforme e firmada por todos os presentes.

Fonte: Modelo de Ata de Reunião. Disponível em: http://www.mp.ba.gov.br/atuacao/caocif/fundacoes/pecas/mo delo_ata.pdf

Utilize o texto II para responder a questão abaixo.

Sobre o texto II, só NÃO se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    B) Apesar de utilizar um estilo formal e impessoal, é facultado ao secretário, ao escrever a ata, emitir opiniões/juízo de valor acerca da reunião/assembleia.


    ATA

    é um documento em que são registrados, de forma resumida e objetiva, os fatos ocorridos durante uma reunião. A ata deve ser redigida, se possível, enquanto ocorre a reunião, por isso é usual que o secretário, que a redige, seja uma pessoa não envolvida nas discussões e deliberações a serem tomadas pelos participantes. Ou seja, o secretário deve ser apenas um observador e narrador fiel dos fatos. 


  • Escrevendo uma ata:


    Para escrever uma ata, você deve seguir algumas instruções, veja elas:

    A ata não pode ser modificada, por isso deve ser salva em um formato que não permita alterações, como o PDF; Não pode possuir parágrafos, ocupando assim todo o espaço da folha; Não pode conter expressões nem abreviaturas; Os números devem ser escritos por extenso; Não pode possuir rasuras, nem emendas; Não permite o uso de corretivo; O verbo deve sempre estar no tempo ‘pretérito perfeito do indicativo’ e; Conter verbos de elocução para registrar opiniões diferentes.


  • GABARITO: LETRA B

    Ata

    É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Estrutura:

    - Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    - Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das

    informações corretas.

    FONTE: MAX EDUCA

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da ata, que é um documento de valor jurídico. 

    a) De acordo com o Manual de Redação, ata é o registro sucinto das decisões e acontecimentos ocorridos em reunião, audiência, convenção, assembleia etc. Sendo assim, esta alternativa está correta.
    b) Tendo em vista que todo documento oficial deve ser redigido com ausência de impressões individuais de quem comunica, não é facultado ao secretário, ao escrever a ata, emitir opiniões/juízo de valor acerca da reunião/assembleia. Assim, esta alternativa está incorreta.
    c) A orientação para elaboração da ata é que seu texto deve ser escrito seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Já os numerais devem ser escritos sempre por extenso e evitadas as abreviaturas. Dessa forma, constatamos que esta alternativa está correta.
    d) De acordo com a norma determinada pelo Manual de Redação, os verbos empregados devem estar no pretérito perfeito do indicativo e os numerais escritos por extenso. Desse modo, esta alternativa está correta.
    e) A redação da ata deve ser criteriosa e cuidadosa a fim de evitar qualquer tipo de adulteração posterior, ou seja, a sua estrutura não deve permitir correções, nem ajustes depois da escritura e assinatura de seus participantes. Portanto, esta alternativa está correta.

    Gabarito: Letra B