-
a) Após a exclusão do sistema de arquivos, por meio da opção “Excluir” do Explorador de Arquivos, um arquivo estará na Lixeira, podendo ser restaurado posteriormente para o seu local de origem, se necessário. - CORRETO. Os arquivos excluídos por padrão vão para a Lixeira, e pode ser restaurados a critério do usuário.
b) A exclusão direta de um arquivo, sem que antes esse arquivo seja enviado para a Lixeira, não está disponível no sistema operacional - INCORRETO. Tal opção está disponível no Win 10, sendo opcional ao usuário ativá-la.
c) A Lixeira deverá ser esvaziada excluindo-se um arquivo por vez - INCORRETO, o usuário pode apagar todos os arquivos de uma só vez através da opção "esvaziar a lixeira ".
d) A Lixeira não ocupa espaço do disco rígido - INCORRETO, a Lixeira não ocupa espaço de Armazenamento, mas ocupa espaço do disco rígido.
-
Correta, A
Complementando:
Você pode excluir e mandar um arquivo diretamente para a Lixeira, clicando com o botão do mouse sobre o arquivo e clicando em DELETE; OU, sobre o mesmo arquivo, clicar a opção SHIFT + DELETE, porém, nesse ultimo caso, o arquivo não é encaminhado para a lixeira e é excluido permanentemente, não podendo ser restaurado, como na primeira opção.
-
Lixeira
Quando você exclui um arquivo do computador, ele apenas é movido para a Lixeira onde fica temporariamente armazenado até a Lixeira ser esvaziada. Com isso, você tem a oportunidade de recuperar arquivos excluídos acidentalmente e restaurá-los para os locais originais. Se tiver certeza de que não precisará mais dos itens excluídos, poderá esvaziar a Lixeira. Ao fazer isso, excluirá permanentemente os itens e recuperará o espaço em disco por eles ocupado.
- Se o arquivo estiver dentro de uma unidade removível (disquete, por exemplo), o arquivo não tem direito de ir para a lixeira, portanto, se apagado, não tem mais volta, é definitivo.
- Arquivos excluídos que forem para lixeira continuam ocupando espaço em disco.
- Os arquivos que estão na lixeira podem ser restaurados em seu local original.
- Arquivos maiores do que a capacidade de armazenamento da lixeira são excluídos sem passar pela lixeira.
- A lixeira tem um tamanho padrão, 10% do HD de no máximo 40 GB de HD e 5% do que ultrapassar estes 40 GB
- Quando a lixeira estiver cheia, o Windows automaticamente limpa o espaço suficiente para acomodar os arquivos e pastas excluídos.
SHIFT + DELETE= exclusão definitiva. Na verdade toda e qualquer exclusão no a tecla SHIFT pressionada, será uma exclusão definitiva sem enviar o objeto para a lixeira.
-
(a) Correto, os arquivos excluídos vão, por padrão, para a lixeira, mas podem ser restaurados;
(b) Errado, está disponível no Windows 10 (SHIFT + DEL);
(c) Errado, o usuário pode apagar todos os arquivos de uma vez ao escolher a opção Esvaziar Lixeira;
(d) Errado, ela ocupa espaço em disco que, inclusive, pode ser alterado
LETRA A
-
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do recurso “Lixeira” e as formas de exclusão e recuperação de itens através dela.
A) Correta – A “Lixeira” é um recurso do sistema operacional Windows utilizado para armazenar os itens deletados pelo usuário. Ao deletar um arquivo ou pasta, o usuário poderá recuperar o item indo à lixeira e selecionando a opção “Restaurar”.
B) Incorreta – É possível excluir arquivos de forma definitiva, ou seja, sem enviá-los à lixeira. Para isso, basta selecionar o arquivo e pressionar as teclas SHIFT + Delete.
C) Incorreta – É possível deletar todos os arquivos presentes na lixeira de uma só vez. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a lixeira e selecionar a opção “Esvaziar lixeira”.
D) Incorreta – Tanto a lixeira quanto os arquivos nela presentes ocupam espaço no disco rígido.
Gabarito – Alternativa A.