SóProvas


ID
2694421
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O ganho com juros sobre o capital próprio recebido de participações societárias é classificado na Demonstração do Valor Adicionado - DVA como:

Alternativas
Comentários
  • a)

    VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERÊNCIA 

    Corresponde a riqueza gerada por outras empresas, porém recebida em transferência.

    1) Resultado de equivalência patrimonial

    2) Receitas financeiras

    3) Outras receitas

  • DVA - CPC 09

    Valor adicionado recebido em transferência


    Resultado de equivalência patrimonial – o resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo.
    Receitas financeiras – inclui todas as receitas financeiras, inclusive as variações cambiais ativas, independentemente de sua origem.
    Outras receitas – inclui os dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo, aluguéis, direitos de franquia, etc.

  • Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc. Precisa ficar destacado, inclusive para evitar dupla-contagem em certas agregações.

    Apesar do CPC 09 não mencionar, os Juros sobre o Capital Próprio recebidos de participações societárias são evidenciados como valor adicionado recebido em transferência.

    Com isso, correta a alternativa D.

    Tenha cuidado para não confundir Juros sobre o Capital Próprio recebidos (valor adicionado recebido em transferência) com Juros sobre o Capital Próprio pagos (remuneração de capitais próprios).

  • Para responder, usaremos da Demonstração do Valor Adicionado

    O CPC 09 versa que:

    "A DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela empresa em determinado período, bem como a forma pela qual tais riquezas foram distribuídas".

    Formação da riqueza:

    - Riqueza criada pela própria entidade

    "A DVA, em sua primeira parte, deve apresentar de forma detalhada a riqueza produzida pela entidade por meio dos seguintes componentes: vendas de mercadorias, produtos e serviços, outras receitas e a constituição ou reversão da provisão para créditos de liquidação duvidosa, diminuídas dos insumos adquiridos de terceiros: custos das matérias-primas, embalagens, outros materiais, mercadorias, energia, outras utilidades, serviços e outros".

     - Valor Adicionado recebido em transferência

    "Nesse item serão incluídas as receitas e resultados gerados por outras entidades e transferidas na forma de resultado de equivalência patrimonial, receitas financeiras, dividendos de investimentos avaliados ao custo, aluguéis, royalties, direitos de franquia etc".

    "A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma:

    a) pessoal e encargos;

    b) impostos, taxas e contribuições;

    c) juros e aluguéis;

    d) juros sobre o capital próprio (JSCP) e dividendos;

    e) lucros retidos/prejuízos do exercício".

    Valor adicionado recebido em transferência:

    - "Resultado de equivalência patrimonial - o resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo".

    - "Receitas financeiras - inclui todas as receitas financeiras, inclusive as variações cambiais ativas, independentemente de sua origem".

    - "Outras receitas - inclui os dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo, aluguéis, direitos de franquia, etc".

    Resolução:

    O ganho com juros sobre o capital próprio recebido de participações societárias é classificado como valor recebido em transferência. Portanto, letra D. Os demais itens estão com suas definições acima.

    Gabarito D