SóProvas


ID
2695369
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O dispositivo de rede de computadores que garante a comutação de pacotes em camada 2 e 3 e possibilita a configuração de redes virtuais é

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Quais as diferenças entre hub, switch e roteador?

    O termo “hub” pode ser traduzido como “ponto central”, o que dá uma ideia bastante clara do objetivo desses aparelhos. Com a função de interligar computadores em uma rede local, o hub recebe dados vindos de um computador e os retransmite para outra máquina. Durante o processo, outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações.


    Os switches são aparelhos bastante semelhantes aos hubs, tendo como principal diferença a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

    Usados em redes de maior porte, os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esses dispositivos também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui consideravelmente.

    Fonte:
    https://www.tecmundo.com.br/roteador/9586-quais-as-diferencas-entre-hub-switch-e-roteador-.htm

  •  

    Switch :  Sua  função é desafogar o tráfego de uma rede melhorando a trabsmissão dos dados. Não possui mecanismos físicos de proteção.

     

     FocoForçaFé#@

  • Reparem que a questão fala que realiza comutação entre as camadas 2 e 3 (Enlace e Rede):

    Portanto a resposta só pode ser Switch pois atua na camada 2, de enlace.

     

    Para não esquecer:

    HUB: camada 1 - Física

    SWITCH: camada 2 - Enlace

    ROTEADOR: camada 3 - Rede

     

     

    GABARITO: C

     

  • Ponte/Bridge, serve para conectar duas redes distintas, permitindo comunicações entre elas. O bridge pode ser um dispositivo dedicado ou então um PC com duas placas de rede, configurado para executar esta função. À primeira vista pode parecer que o bridge tem a mesma função de um hub comum, mas as aplicações são bem diferentes. Um hub permite conectar vários PCs, que passam a fazer parte de um único segmento de rede, onde todos os dados transmitidos por um PC são transmitidos a todos, o que diminui o desempenho da rede conforme aumenta o tráfego de dados e a quantidade de PCs.

  • SWITCH L2 → Opera na camada 2 (enlace), NÃO FAZ ROTEAMENTO.

    x

    SWITCH L3 Opera na camada 3 (rede), faz roteamento, baseia-se pelo IP.