SóProvas


ID
2695702
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento.


Ao contrário do Sudoeste, o Nordeste Goiano, do ponto de vista da participação no montante da produção agrícola do Estado, especialmente aqueles produtos com interesses no mercado internacional, é inexpressivo, fato que tem uma justificativa histórica diretamente ligada à incorporação de espaços produtivos no Estado de Goiás.

ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Goiás: novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. 2002. Observatório Geográfico de Goiás, p. 16. Disponível em:<https://portais.ufg.br/up/215/o/arrais_tadeu_alencar_goi_s_novas_regi_es.pdf> . Acesso em: 3 jan. 2018.


As diferenças entre as regiões estão diretamente relacionadas à

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O Sudoeste do estado de Goiás é uma microrregião formada por 18 municípios, dentre eles: Jataí (Agroindústria e Agronegócio), Rio Verde (Agroindústria; Grãos, Aves e Suínos), Santa Helena (Cana de Açúcar), ainda conta com: Chapadão do Céu, Quirinópolis, Mineiros, Montividiu, etc. Esta região se destaca por uma intensa expansão agrícola, principalmente por questões relacionadas às questões climáticas e também à regularidade do solo, algo que não se encontra no Nordeste, região de solo irregular que favorece à pecuária extensiva.

    Importante lembrar que o Cerrado não é fértil, assim, a expansão agrícola do Sudoeste só foi possível devido a mecanização do campo, que aconteceu nos anos 70 e 80.

  • Questão nível HARD. Porém, é possível respondê-la pela interpretação textual. Veja que a questão fornece a informação de que o nordeste goiano, ao contrário do Sudoeste,  é inexpressível do ponto de vista agrícola.  Assim, elimina-se a ideia de agroindústria no nordeste (alternativa A). A alternativa "B"  contempla a ideia da força agrícola do Sudoeste e indica que a força do nordeste está na pecuária, quem detem tal informação mata a questão. Quem não, poderia inferir que a alternativa "B"  está mais coerente com o texto fornecido, visto que a "C" fala em agricultura de subsistência ( o que não é o caso, visto falar-se em produtos de interesse internacional) e a "D" fala em extração mineral no sudoeste e  de mecanização da agricultura no nordeste, o que não faz sentido se é região inexpressiva na agricultura.  

  • Acabei por decorar as mesorregiões e microrregiões, então a Região Nordeste seria o Vão do Paranã, fronteira com Bahia, região pobre. Sudoeste Goiano experimenta expansão, por ser parte da fronteira agrícola de grãos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Então fica fácil, através da Geografia e um pouco da História do Brasil responder essa pergunta.
  • SANTA DICA OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO.

  • Gab: B

    ASP-GO

    #IRS

  • Expansão agrícola no Sudoeste e pecuária extensiva no Nordeste.

  • gb b

    pmgo

    pcgo

  • gb b

    pmgo

    pcgo

  • Quer se da bem em Geo e historia de Goias? então estuda o mapa de goias, as mesorregiões e microrregiões, onde fica o Norte, oeste, leste, sul e o desenvolvimento das demais localidades que se encontram

  • BIZU FEROZ E SIMPLES.

    SUDOESTE= PARTE RICA.....

    NORDESTE= PARTE POBRE...

  • Essa questão conseguimos matar apenas sabendo que o Nordeste é pobre e possui agricultura de subsistência, enquanto o Sudoeste é rico e forte no agronegócio. Vejamos.

    a) O Nordeste goiano é a região mais pobre do estado, não tendo uma agroindústria tão relevante quanto nas outras regiões. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) O Sudoeste goiano é a região mais rica do estado, sendo bastante relevante no agronegócio, e não na agricultura de subsistência. ITEM INCORRETO.

    d) O Nordeste goiano é a região mais pobre do estado, apresentando uma agricultura pouco mecanizada. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • Expansão agrícola no Sudoeste e pecuária extensiva no Nordeste.