SóProvas


ID
2696272
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na nova edificação da Sabesp, o projeto prevê a instalação de uma janela . .I . . que possui uma folha que se movimenta por deslizamento vertical no seu plano. O engenheiro responsável solicitou uma alteração no projeto por uma janela . . II. . que possui abertura completa do vão. Ao se abrir, suas folhas dobram-se umas sobre as outras.


As janelas I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Guilhotina = deslocamento vertical

    Sanfona = folhas dobram uma sobre as outras.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Janela guilhotina: Uso externo ou interno. Formada por uma ou mais folhas. Que podem ser movimentadas por deslizamento vertical, no plano da esquadria.

    Janela sanfonada(camarão): Uso externo ou interno à edificação, formadas por duas ou mais folhas articuladas entre si, ao se abrir se sobrepõe uma sobre a outra, por deslizamento horizontal.

    Janela projetante(deslizante): Uso externo ou interno, formada por uma ou mais folhas, movimentadas em torno do eixo horizontal, com translação simultânea desse eixo.

    Janela Pivotante: Destinado ao uso externo ou interno. Formada por uma ou várias folhas, movimentadas mediante rotação em torno de um eixo vertical e não coincidente com as laterias das folhas.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre esquadrias.


    A ABNT NBR 10821-1 (2017), cujo título é "Esquadrias para edificações - Parte 1: Esquadrias externas e internas — Terminologia", estabelece a terminologia das mais diversas esquadrias.


    De acordo com o item 2.8 da ABNT NBR 10821-1 (2017), a esquadria guilhotina é a “esquadria formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas por deslizamento vertical, no plano da esquadria". Como o próprio nome sugere, a mesma tem movimento similar ao de uma guilhotina. A Figura 1 apresenta um esquema de seu movimento.


    Figura 1: Esquadria guilhotina




    Fonte: ABNT NBR 10821-1 (2017).


    Por sua vez, a esquadria capaz de ter abertura completa do vão, cujo mecanismo de funcionamento são folhas articuladas que se dobram uma sobre as outras, é a esquadria sanfona, também chamada de esquadria camarão. Tal esquadria é definida no item 2.10 da ABNT NBR 10821-1 (2017): “esquadria formada por duas ou mais folhas articuladas entre si que, ao se abrirem, dobram-se uma sobre as outras, por deslizamento horizontal de seus eixos de rotação. Estes eixos podem coincidir com as bordas das folhas ou situar-se em posições intermediárias". A Figura 2 apresenta um esquema dessa janela e seu movimento.



    Figura 2: Esquadria sanfona




    Fonte: ABNT NBR 10821-1 (2017).


    Portanto, as janelas I e II do enunciado são, respectivamente, a guilhotina e a sanfona. Dessa forma, a alternativa E está correta.


    Gabarito do professor: Letra E.


    Quanto as demais esquadrias mencionadas nas alternativas, tem-se que:


    ·         A esquadria basculante trata-se da "esquadria com eixo de rotação horizontal, central ou excêntrico, não coincidente com as extremidades superior ou inferior da janela" (ABNT NBR 10821-1, 2017);


    ·         A esquadria de giro, de eixo vertical, é definida como a "esquadria formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas mediante rotação em torno de eixos verticais fixos, coincidentes com as laterais da folha. São classificadas em esquadrias de giro, que abrem para dentro ou para fora da edificação" (ABNT NBR 10821-1, 2017);


    ·         A esquadria pivotante é a "esquadria formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas mediante rotação em torno de um eixo vertical e não coincidente com as laterais das folhas" (ABNT NBR 10821-1, 2017);


    ·         A esquadria de correr consiste na "esquadria formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas por deslizamento horizontal, no plano da esquadria" (ABNT NBR 10821-1, 2017);


    ·         A esquadria projetante deslizante é a "esquadria formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas em torno de um eixo horizontal, com translação simultânea deste eixo" (ABNT NBR 10821-1, 2017).



    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 10821-1: Esquadrias para edificações Parte 1: Esquadrias externas e internas — Terminologia. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.