SóProvas


ID
2696575
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O conceito de Segurança da Informação (SI) pode ser definido simplesmente como o conjunto de medidas que possuem o objetivo de tornar as informações seguras, sendo a cultura dos usuários um dos alicerces da segurança da informação mais sensíveis. Qual é a técnica utilizada pelos criminosos que explora diretamente a cultura dos usuários?

Alternativas
Comentários
  • Engenharia social

    Método mais forte de ataque contra a maior das vulnerabilidades das empresas, seu pessoal interno. Os cibercriminosos reconhecem esse fato. Sabem que elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano, que possui traços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques, como vaidade pessoal e/ou profissional, autoconfirança, vontade de ser útil, vontade de fazer novas amizades, etc. 

     

    http://cio.com.br/tecnologia/2017/04/09/conheca-seis-das-tecnicas-de-engenharia-social-muito-eficazes/

  • Gabarito: LETRA E

     

    Engenharia Social é o método de se obter dados importantes de pessoas através da velha “lábia”. A engenharia social é a técnica que explora as fraquezas humanas e sociais, em vez de explorar a tecnologia. Guarde isso!!!

  • Gabarito E

    engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais. Este é um termo que descreve um tipo psicotécnico de intrusão que depende fortemente de interação humana e envolve enganar outras pessoas para quebrar procedimentos de segurança. Um ataque clássico na engenharia social é quando uma pessoa se passa por um alto nível profissional dentro das organizações e diz que o mesmo possui problemas urgentes de acesso ao sistema, conseguindo assim o acesso a locais restritos.

     

    A engenharia social é aplicada em diversos setores da segurança da informação, e independentemente de sistemas computacionais, software e/ou plataforma utilizada, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano, o qual possui traços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques de engenharia social. Dentre essas características, pode-se destacar:

    A engenharia social não é exclusivamente utilizada em informática. Ela também é uma ferramenta que permite explorar falhas humanas em organizações físicas ou jurídicas as quais operadores do sistema de segurança da informação possuem poder de decisão parcial ou total sobre o sistema, seja ele físico ou virtual. Porém, deve-se considerar que informações tais como pessoais, não documentadas, conhecimentos, saber, não são informações físicas ou virtuais, elas fazem parte de um sistema em que possuem características comportamentais e psicológicas nas quais a engenharia social passa a ser auxiliada por outras técnicas como: leitura fria, linguagem corporal, leitura quente. Esses termos são usados no auxílio da engenharia social para obter informações que não são físicas ou virtuais, mas sim comportamentais e psicológicas.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Alternativa Correta: E

     

    De cara elimina-se as alternativas, "B", "C" e "D"; estas representam o que se tem a defender e claramente não são ameças. Retando apenas:

     

     Alternativa A: Esteganografia é uma técnica que consiste em esconder um arquivo dentro do outro, de forma criptografada. Porém, ao contrário da criptografia, que visa deixar as mensagens incompreensíveis, esta tem como objetivo esconder a existência de uma determinada mensagem, camuflando-a dentro de outros arquivos, imagens, músicas, vídeos ou textos.

     

    Alternativa E: Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.