SóProvas


ID
2697091
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O fato de haver um número máximo de níveis tróficos em uma cadeia alimentar é explicado pela

Alternativas
Comentários
  • A primeira lei da termodinâmica diz que “matéria e energia não podem ser criadas ou destruídas, somente transformadas”. Significa que uma substância se transforma em outra, através de processos físicos, químicos ou biológicos, assumindo inclusive diferentes funções, mas não pode simplesmente desaparecer. O mesmo é dito para a energia, que se transforma de uma forma em outra, mas não desaparece, pelo menos no universo. Esta é também chamada “lei da conservação de massa e energia”.

    Já a segunda lei da termodinâmica assegura que “a entropia do universo cresce na direção de um máximo”. Entende-se aqui como entropia a quantidade de energia que não é mais capaz de realizar trabalho em um sistema, sendo um indicativo de desordem da natureza. Também é chamada “lei da entropia”. É o que vemos na cadeia alimentar, em que os fenômenos da respiração bioquímica nas células e da decomposição microbiana levam a reações exoenergéticas, para disponibilizar a energia de movimento, seja para transporte da seiva nas plantas, seja para o andar dos animais. Depois de realizar trabalho, esta energia liberada desorganiza-se ainda mais, sob a forma de calor. Esta é a forma usual em que é dispersa na atmosfera.

    Fonte:http://ne10.uol.com.br/coluna/foco-ambiental/noticia/2009/02/04/a-termodinamica-na-ecologia-178955.php

  • 1 lei- nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

     

     

    2 lei- nenhum trabalho é 100%, sempre havera perda de energia por meio do calor

    AFIRMATIVAS:

    a energia se transforma ao passar pelos níveis tróficos e parte é perdida como calor não utilizável.  

    parte da energia que chega em cada nível trófico é dissipada sob a forma de calor. 

     

     

    fluxo de energia é unidirecional e não há retorno da energia para os níveis tróficos anteriores AFIRMATIVA CORRETA, MAS NAO JUSTIFICA O FIM DOS NIVEIS TROFICOS.