SóProvas


ID
269755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao tratamento de pacientes com transtorno de
personalidade paranoide, julgue os itens seguintes.

Na fase inicial da terapia, o terapeuta deve focar questões que sejam menos sensíveis ao paciente, a fim de reduzir o estresse que questionamentos mais sensíveis podem ocasionar e de evitar que o paciente se sinta pressionado.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa. Perfeita a questão, o melhor comentário é o enunciado da questão, em todo caso segue meu comentário.

    T. P. Paranóide = caracteriza-se pela tendência à desconfiança de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos razoáveis para pensar assim. A hostilidade, irritabilidade e ansiedade são sentimentos frequentes entre os paranóides.

     (Critério A3) Os indivíduos com este transtorno relutam em ter confiança ou intimidade com outras pessoas, pelo medo de que as informações que compartilham sejam usadas contra eles . Eles podem recusar-se a responder a perguntas pessoais, afirmando que as informações "não são da conta de ninguém".

    Uma fonte interessante: http://www.psicosite.com.br/tra/out/personalidade.htm
  • VAMOS LÁ!

     

     

    "Beck et al. (2005) orientam que o terapeuta aborde, inicialmente, dificuldades em que seja preciso o emprego de estratégias comportamentais, como a resolução de problemas, aceitando a desconfiança do paciente quando esta se tornar clara. Apenas em um momento posterior da terapia será feita a contestação das crenças paranoides do sujeito de modo mais direto."

    [...]
    "Uma dificuldade na terapia com essa patologia é que a maioria dos clientes tende a abandonar o tratamento antes da sua conclusão. Todavia, cabe ao terapeuta persistir, sem pressionar, para que o sujeito permaneça até o término, no qual será feita a prevenção de recaída. Para isso, faz-se o uso de sessões mais espaçadas, que permitirão ao paciente treinar a assertividade e desenvolver o sentimento pessoal de autonomia (Beck et al., 2005, Barlow & Durand, 2008)."


    FONTE: Transtorno de Personalidade Paranoide Dentro do Enfoque Cognitivo-Comportamental (PDF Download Available). Available from:

                  https://www.researchgate.net/publication/284345475_Transtorno_de_Personalidade_Paranoide_Dentro_do_Enfoque_Cognitivo-

                  Comportamental [accessed Jun 23, 2017].

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • Partindo do pressuposto de que pessoas que sofrem de transtorno paranoide possuem a principal característica que é a desconfiança, o manejo do Psicólogo seria em adquirir confiança deste paciente nas primeiras sessões e a partir daí construir a relação terapêutica mais adequada.

    GABARITO: CERTO.