-
Sem dúvidas o êxodo rural foi o principal responsável pelo adensamento das cidades.
Vale lembrar que esse movimento sempre existiu, mas se intensificou após a Revolução Industrial do século XVIII, quando as cidades europeias passaram a receber cada vez mais camponeses.
No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.
GAB: CERTO
-
Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra.
FONTE: https://www.significados.com.br/exodo/
-
CERTO
O êxodo rural no Brasil corresponde ao processo de migração em massa da população do campo para as cidades e desenvolveu-se na segunda metade do século XX e vem perdendo força nos últimos anos.
Trata-se de um elemento diretamente associado a várias dinâmicas socioespaciais, tais como a urbanização, a industrialização, a concentração fundiária e a mecanização do campo.
Sua ocorrência foi a grande responsável pela aceleração do processo de urbanização em curso no país, que aconteceu mais por valores repulsivos do que atrativos, isto é, mais pela saída de pessoas do campo do que pelo grau de atratividade social e financeira das cidades brasileiras.
,
-
Gaba: CERTO
É um ciclo: Industrialização ~> Exôdo Rural ~> Urbanização ~> Desindustrialização ~> Desurbanização.
Complemente com os demais comentários abaixo.
Bons estudos!
-
Esqueça centros polarizadores regionais e acerte a questão
-
Em 1920, apenas 10% da população brasileira vivia em cidades. Cinquenta anos depois, em 1970, esse percentual já era de 56%. De acordo com a PNAD 2008, 84% da população brasileira é urbana. Estima-se que, entre 1950 e 2000, 50 milhões de pessoas migraram do campo para as cidades, fenômeno conhecido como ÊXODO RURAL. Ou seja, o êxodo rural foi o mais importante movimento migratório para o adensamento das cidades enquanto centros polarizadores regionais.
Gabarito: Certo
-
O processo de urbanização brasileiro apoiou-se essencialmente no êxodo rural.
A migração rural-urbana tem múltiplas causas, sendo as principais a perda de trabalho no setor agropecuário - em conseqüência da modernização técnica do trabalho rural, com a substituição do homem pela máquina e a estrutura fundiária concentradora, resultando numa carência de terras para a maioria dos trabalhadores rurais....
Na década de 1950 o Brasil se tornou um país URBANO : isto é, a população na área urbana ultrapassou a população da área rural.
-
Expensão da fronteira industrial (fronteira agrícola); Escassez; Também são fatores contribuintes para processo de migração, bem como o êxodo rural como uma soma desses e outros fatores;
-
CERTO.
[...]
ÊXODO RURAL
↳ É o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.
[...]
Muito comum:
↳ População do campo trabalhando nas cidades. Consequentemente, a mulher ingressa no mercado de trabalho, reduzindo o número de filhos que ela tem em idade fértil (taxa de fecundidade)
[...]
Causa dos movimentos migratórios:
↳ Concentração Fundiária;
↳ Industrialização; e
↳ Mecanização do Campo.
[...]
Consequências dos movimentos migratórios:
1} Dificuldades financeiras das grandes metrópoles ✓
2} Ingresso da mulher no mercado de trabalho ✓
3} Acesso dos meios contraceptivos ✓
[...]
QUESTÕES
↳ As atuais migrações no território brasileiro refletem a organização regional desigual do país: as regiões de economia deprimida do Norte e Nordeste são áreas de expulsão populacional em direção a regiões de maior dinamismo econômico. CERTO ☑
↳ O aumento dos fluxos migratórios tem provocado a escalada de manifestações de xenofobia — a discriminação ao estrangeiro — e etnocentrismo — visão de mundo que considera determinadas nações, nacionalidades ou etnias socialmente mais importantes que outras. CERTO ☑
↳ No Brasil do século XX, o êxodo rural foi a principal causa migratória do processo de metropolização, cuja consequência foi a fragmentação social mediante uma urbanização desordenada. CERTO ☑
[...]
____________
Fontes: Wikipédia; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
Êxodo rural é a palavra utilizada para classificar a migração dos habitantes do campo para cidade, em busca de melhores condições de vida. Essa população se muda de regiões com poucas condições de sustentabilidade para outras.
-
O êxodo rural corresponde ao processo de migração em massa da população do campo para as cidades, fenômeno que costuma ocorrer em um período de tempo considerado curto, como o prazo de algumas décadas.
Os principais fatores que causam essa força repulsiva são:
- concentração fundiária: pouca disponibilidade de terras produtivas para os mais pobres. ...
- baixos salários: a renda das pessoas que trabalham no campo, principalmente em propriedades de terceiros e em grandes latifúndios, tende a ser muito baixa;
-
PMAL 2021!
- " MESMO QUE MEUS PAIS ME DEIXEM
- MESMO QUE AMIGOS ME TRAIAM
- EU SEI QUE EM SEUS BRAÇOS
- EU ENCONTRO SALVAÇÃO "