-
O erro está em dizer que o quantitativo demográfico constitui empecilho ao desenvolvimento dessas regiões. A China e a Índia são os países mais populosos do mundo e apresentam taxas de crescimento econômico altíssimas.
-
"O texto aborda o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos, qual seja, o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões."
Sim! É exatamente isso que o texto aborda!
Porém, o quantitativo demográfico não constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões, pelo contrário, tem-se um maior mercador comprador, o que faz crescer a economia de um país.
Mas, "O texto aborda..."
-
E como ficam China e Índia?
-
Se ler o texto erra.
-
Maior problema? Diz ser um problema, que excesso de população gera deslocamento de recursos que antes iriam impulsionar o desenvolvimento para áreas de "infraestrutura" para o excesso da população. Momento algum diz ser o maior problema.
-
A densidade populacional é consequencia e não causa do subdesenvolvimento.
-
A pergunta pede que eu concorde com o texto
-
O quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, pode ser na verdade um fator de favorecimento para o crescimento dessas economias, principalmente se elas se beneficiarem do chamado bônus demográfico, em que a População Econômica Ativa é a maioria da população.
Gabarito: Errado
-
Essa questão foi mais compreenção e interpretação do que GEOGRAFIA.
-
O texto aborda o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos, qual seja, o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões. ERRADO
No âmbito da corrente neomalthusiana, emergem concepções que revelam conteúdo ideológico, dentre as quais destacam-se as de cunho racista, que proclamam o progresso diferenciado das raças, procurando justificar agressões e colonização como processo civilizatório, além de subjugações; existia um pavor da proliferação de raças ditas inferiores (o “perigo amarelo” e o “perigo comunista”); e as que explicam o subdesenvolvimento de países da Ásia, África e América Latina a partir da existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico.
A teoria neomalthusiana evidenciava o receio de que o crescimento da população dos países subdesenvolvidos comprometesse os recursos naturais mundiais e que esse contingente passasse a ser uma fonte de pressão e ameaça política, em um período em que o socialismo estava em expansão.
Nas últimas décadas, os países subdesenvolvidos vivem, simultaneamente, as antigas (alimento) e novas (ar, água, espaço) formas de escassez. A questão central deixou de ser os países pobres e prolífi cos e a ameaça que representavam para o planeta. A nova ameaça diz respeito à difusão de um estilo de vida baseado no superconsumo desenfreado, no desperdício dos países ricos. O cerne da problemática atual passa pelo embate entre crescimento econômico e desenvolvimento social, mais precisamente pela deterioração do desenvolvimento no âmbito de um crescimento sustentado pela racionalidade economicista.
-
Na minha interpretação eu entendi como um problema socioeconômico, na primeira linha do texto já diz isso.
-
Extrapolou ... O texto não afirma ser o maior problema.
-
QUAL O PAÍS QUE MAIS CRESCE NO MUNDO?.....CHINA!! ENTÃO POPULAÇÃO NÃO É O PROBLEMA!!!!
-
O texto é claro ao afirmar que o quantitativo demográfico dessas regiões constituiria um obstáculo ao crescimento, mas não há nada no texto que afirme que este seria o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos. o meu entendimento, para deixar bem claro que é uma opinião pessoal, após a leitura de alguns textos do Milton Santos, é que o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos é a irregularidade da distribuição dos espaços urbanos, principalmente nas grandes metrópoles, que acaba gerando o grande aumento das periferias, maior desigualdade na distribuição de renda e de oportunidades, maior necessidade de implementação de políticas sociais, dentre outros problemas de cunho social como o aumento da criminalidade que podem ser associados a este problema muito presente nos países subdesenvolvidos.
-
Poxa, a princípio sem ler o texto eu marcaria correto, afinal tem países asiáticos muito populoso porém bem desenvolvidos....Texto só atrapalhou.
GAB: E
-
Não consegui observar nenhuma ligação entre o texto e a questão, porém da para certar a questão lendo apenas a proposta.
QUESTÃO -> ...o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões.
RESPOSTA -> Quantitativo demográfico não é obstáculo a nehum país, e sim uma polítca má feita seria um obstáculo.
GAB. ERRADO
-
pelo contrario, quanto mais gente melhor pra trabalhar
-
Lembrei do MADE IN CHINA .
-
Um grande quantidade populacional nem sempre significa um problema, uma população numerosa pode significar mão de obra disponível ou mercado consumidor em potencial
-
A questão acima pede para que o candidato leia o texto sobre a teoria neomalthusiana que aponta as causas do subdesenvolvimento da Ásia, da África e da América Latina.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato leia com atenção o texto contido no enunciado e tenha conhecimento do que se trata a teoria neomalthusiana junto com suas considerações para as causas do subdesenvolvimento nessas regiões citadas.
O Neomalthusianismo é uma teoria demográfica desenvolvida a partir das ideias do inglês Thomas Malthus (1736-1834). Na teoria é reforçada a necessidade de medidas governamentais para conter o crescimento da população, sobretudo em países subdesenvolvidos e periféricos.
Entretanto, é necessário reforçar que a teoria não culpa o subdesenvolvimento desses continentes no crescimento populacional que ocorre naquelas regiões. Para a teoria, conter o controle da população seria uma medida que amenizaria e evitaria o aumento da intensidade de outros problemas sociais que já ocorrem como a falta de emprego, a diminuição da renda, o aumento da pobreza, a sobrecarga dos sistemas hospitalares e dos sistemas educacionais.
Portanto, a assertiva está ERRADA, uma vez que a teoria aponta que o controle do crescimento da população seria uma das soluções para esses problemas sociais citados, e não a causa principal que inviabilizaria o desenvolvimento dessas regiões.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
(E)
Quantitativo demográfico não constitui obstáculo ao desenvolvimento de uma região.
-
eh só lembrar da china e india que eh tem uma densidade alta e tem alto crescimento econômico