SóProvas


ID
2698255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       O crescimento populacional, especialmente a partir da década de 50 do século passado, nos países de terceiro mundo, no entender da teoria neomalthusiana, determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico desses países. E assim explicaria seu subdesenvolvimento. Dois terços da humanidade estariam localizados na Ásia, África e América Latina. Isso constituiria um obstáculo ao desenvolvimento, na medida em que essa população expandida, cuja estrutura etária privilegiaria os mais jovens e as crianças, requisitaria investimentos não produtivos — hospitais, escolas, etc. —, desviando recursos que poderiam ser diretamente produtivos — como a construção de fábricas. Provocaria, inclusive, ao aumentar os efetivos da força de trabalho, um desequilíbrio cada vez maior entre a oferta e procura de empregos, reduzindo os salários e marginalizando amplas camadas de população do mercado de trabalho.

Amélia Damiani. População e Geografia, São Paulo: Contexto, 2012, p. 23.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.


Ao mesmo tempo em que detém uma rica diversidade natural, mineral, histórica e cultural, o Brasil é um país de grandes contrastes econômicos regionais, pois ainda possui quantitativo populacional vivendo abaixo da linha de pobreza.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

     

    Embora o Brasil esteja entre os dez países com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo.

     

    Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:

    *Falta de acesso à educação de qualidade;

    *Política fiscal injusta;

    *Baixos salários;

    *Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.

  • Ótimo o comentário do Paulo, só faltou a ONU lembrar da corrupção, fator que devasta o nosso país.


  • Muito bom Paulo, é aquela famosa frase da ONU que ela sempre fala

    O Brasil há muito tempo sofre com a pobreza e a violência, e por trás, os cofres sendo roubados de dia e de noite, mas a única coisa que a ONU sabe relatar, como causa disso, é a "má distribuição de renda" que assola o Brasil...

  • Discordo com o gabarito. O Lula acabou com isso....kkkkkkkk

    #sqn

  • COMO ESTÁ O BRASIL ATUALMENTE ?

    -DISPARIDADES REGIONAIS

    -1990 INICIO DA ESTABILIDADE ECONÔMICA

    -2000-BRASIL FORA DA POBREZA EXTREMA

    -MARANHÃO,PIAUI, ALAGOAS- MAIOR NÚMERO DE POBRES

    -15 % DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É CONSIDERA POBRE.

    GAB:CERTO

    PLANILHA DE ESTUDOS PM SP SOLDADO =  http://twixar.me/85ST

  • O Brasil é o oitavo país com o maior índice de disparidade social e econômica do mundo.

    GAB: C.

  • Os seis mais ricos brasileiros concentram a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país, ou seja, a metade da população brasileira (207,7 milhões).

    Foi o que revelou um estudo sobre desigualdade social realizado pela oxfam .

  • O Brasil continua sendo o nono país mais desigual do mundo, quando se trata de distribuição de renda dos cidadãos, e ao longo do tempo a situação vem piorando. É o que aponta a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com base nos parâmetros do Banco Mundial (Bird). Em 2019, a extrema pobreza se agravou em relação a 2012: nos últimos sete anos, a quantidade de pessoas que estão na miséria passou de 6,5% da população para 13,5%. Isso significa que o total dos extremamente pobres eram 13,6 milhões de pessoas. Os pretos e pardos, principalmente as mulheres, são os mais afetados.

  • Ou seja, na miséria!!!