SóProvas


ID
2698399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à população do estado de Alagoas, julgue o item subsequente.


O processo de urbanização no estado de Alagoas, cuja população tem apresentado um crescimento acelerado, pode ser relacionado a um fenômeno conhecido como macrocefalia urbana.

Alternativas
Comentários
  • Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão


  • O processo de urbanização de diversas cidades, principalmente em países considerados subdesenvolvidos, ocorreu de maneira acelerada e desordenada, causando problemas urbanos de ordem social e econômica em razão de um fator fundamental: a falta de planejamento.

    Muitos centros urbanos têm um crescimento desordenado e acelerado provocado pelo desenvolvimento do país em um curto espaço de tempo, que causa um fenômeno marcado pelo inchaço e pela falta de estrutura em determinadas áreas da cidade: a macrocefalia urbana.


    DISPONÍVEL EM: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/macrocefalia-urbana.htm

  • A resposta perfeita é a junção dos comentários Valdir Costa do Nascimento e Barba Concurseiro

  • "Esse termo atinge principalmente as grandes cidades, em especial as metrópoles, que recebem uma grande quantidade de migrantes vindos de regiões que não oferecem boas condições socioeconômicas. Quando chegam às grandes cidades, percebem que a realidade não é diferente e ocupam moradias irregulares, não têm acesso a saneamento básico, ficam desempregados e vivem à margem da sociedade, causando a macrocefalia urbana.

    Essa população entra em um processo de marginalização e procura formas variadas para sobreviver. Muitas vezes essas pessoas ocupam áreas irregulares, chamadas de favela, que não possuem sistema de transporte, água tratada, esgoto – além da falta de empregos, que propicia uma baixa qualidade de vida."


    (https://brasilescola.uol.com.br/geografia/macrocefalia-urbana.htm)

  • O setor terciário (no Brasil), no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros. Nesse setor há grande ocorrência de problemas, assim como a hipertrofia e a macrocefalia, que são nada mais que o crescimento desordenado, e consequente excesso de mão-de obra.

  • Para os não assinantes: Gab. CERTO

  • Macroceflia urbana:  Uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão.

  • É sabido que o plano diretor de uma cidade com potencial crescimento populacional,é bem organizado em sua teoria,mas pecam quando na prática,os elevados preços de terrenos habitacionais espremem é impedem um crescimento homogêneo,que deveria ocorrer do centro da cidade para sua extremidade.Alem do crescimento desordenado tem - se a falta de inercia do próprio estado com as fiscalizações.

  • arapiraca e maceio ... sao as mais populosas porem ja delas vc ve uma enorme disparidade . essa com mais de 1 milhao de alagoanos e aquela com 230 mil

  • grande concentração nas cidades grandes e pouca nas médias/pequenas

  • PMAL 2021!

  • Macroceflia urbana: Uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão, e também concentração espacial desigual de pessoas e de serviços.

  • Hab em AL > 3,3mi

    Hab em Maceió > 1mi (macrocefalo)

  • gente de mais em um certo lugar e gente de menos em outro lugar

  • GABARITO ( CERTO )

    Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão.