SóProvas


ID
2698933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue o item a seguir.


A estratégia de ensino denominada aula invertida consiste basicamente na resolução antecipada dos exercícios propostos no material didático.

Alternativas
Comentários
  • Aula Invertida (em inglês: Flipped Classroom) é uma modalidade de pesquisada desde 1990, no entanto, que ganhou forma em 2007, nos , com os professores , e . Esse tipo de estratégia pedagógica tem como objetivo usar o melhor dos recursos presenciais e virtuais, facilitando a aprendizagem dos estudantes.

    Sala de aula invertida porque inverte a lógica de organização da sala de aula. Com ela, os alunos aprendem o conteúdo em suas próprias casas utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (), por meio de videoaulas ou outros recursos interativos, como jogos de computador, textos, vídeos ou outro conteúdo adicional para estudo. O professor torna-se o mediador e a tecnologia, suporte para que os estudantes acessem conteúdos e informações antes da aula. O tempo em sala, então, é optimizado e dedicado à discussões, dúvidas, pontos-chave e dinâmicas em grupos assim como o professor passa a ser o dinamizador para a realização de exercícios, atividades em grupo e realização de projetos. Aí aproveita para tirar dúvidas, aprofundar no tema e estimular discussões, a fazer também análises, avaliações e dinâmicas.

    Essa modalidade tem como resultado uma maior interação entre e e permite um melhor aproveitamento a alunos com dificuldades na . Para os estudantes que têm mais facilidade em aprender, a aula invertida dá a oportunidade de estudarem assuntos novos, além do currículo padrão.

    FONTE:WIKIPÉDIA.

    RESPOSTA: ERRADA

  • É basicamente o que os professores de Universidade fazem conosco, indicação literária ou incentivo à pesquisa sobre um tema proposto, esse tipo de método coloca o estudante em primeiro lugar. Trata-se, portanto, de um modelo de ensino que coloca, de fato, o discente como protagonista, aproximando-o dos temas e conteúdo antes mesmo de a aula começar.