ECA
Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:
I - reconhecida idoneidade moral;
II - idade superior a vinte e um anos;
III - residir no município.
#OBS: A lei não faz exigência de nenhum nível superior;
Art. 133 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:
I - reconhecida idoneidade moral;
II - idade superior a vinte e um anos;
III - residir no município.
GABARITO: C
A questão exige do candidato o conhecimento das características do Conselho Tutelar, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente. Vamos aos itens:
ITEM I: CORRETO. Art. 133, III, ECA: para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: residir no município.
ITEM II: CORRETO. Art. 133, II, ECA: para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: ter idade superior a 21 anos.
ITEM III: CORRETO. Art. 133, I, ECA: para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: reconhecida idoneidade moral.
ITEM IV: INCORRETO. O Estatuto nada dispõe sobre a obrigatoriedade de ensino superior completo em cursos na área de humanas ou ciências sociais aplicadas. Portanto, não é um requisito para a candidatura do membro do Conselho Tutelar.
Segundo o previsto no ECA, são características do Conselho Tutelar:
• Permanência: enquanto a ordem jurídica atual estiver em vigor, o Conselho Tutelar existirá, não podendo ser extinto.
• Órgão autônomo: o Conselho Tutelar não precisa de autorização de outro órgão para que suas deliberações sejam cumpridas; ele próprio tem força para fazer cumprir.
• Órgão não jurisdicional: o Conselho Tutelar não é órgão do Judiciário, não é presidido por um juiz, mas é composto por conselheiros (populares eleitos).
GABARITO: C