SóProvas


ID
2699173
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Certa firma fez uma análise de mercado para identificar a demanda por produtos de sua marca e constatou que, quando o preço de outra marca sobe, a demanda por seus produtos diminui; e quando a renda dos consumidores aumenta em alguma proporção, a demanda por seus produtos aumenta em uma proporção maior.

É correto concluir que os bens dessa firma são:

Alternativas
Comentários
  • Dica básica para hora da prova

     

    Bem normal (ou de luxo)

    R ↑Q ↑ (curva se desloca para direita)

     

    Bem inferior

    R↑Q↓  (A curva se desloca para esquerda)

     

  • Os bens complementares são o exato oposto de um bem substituto. Portanto, eles são comumente adquiridos em conjunto. Pense, por exemplo, em gasolina e um automóvel. As pessoas que andam de carro adquiram ambos os bens ao mesmo tempo. Afinal, esses bens separados não possuem função alguma. Assim como no caso dos bens substitutos, a constatação dos bens complementares também foi importante para tirar conclusões acerca de comportamentos na economia. Por exemplo, o que aconteceria com a demanda por carros caso o preço da gasolina se eleve bastante? Por serem bens complementares é intuitivo pensar que a demanda por carros irá se reduzir. Afinal, ficará mais caro e menos atrativo possuir um carro.

    Em economia, bens de Veblen, ou bens de consumo ostentatório/luxo, são tipos de bens materiais para os quais a procura é proporcional ao seu preço elevado, o que é uma aparente contradição com a lei da procura; os bens de Veblen são bens de luxo como vinho, joalharia, apartamentos na orla marítima (como em Campo Grande,RJ), malas de designers de moda e carros de luxo caros que são procurados por causa dos preços elevados que são exigidos pelos vendedores. O preço elevado torna os bens desejáveis, como símbolo do status social elevado do comprador, como forma de consumo ostentatório e lazer ostentatório; inversamente, uma diminuição dos preços dos bens de Veblen diminuiria a procura desses produtos.


    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bem-substituto/

  • bizù: "VIREI AUDITOR"

  • GABA d)

    1) Se (Preço) Py sobe e Qx diminui, só podem ser complementares, porque se fossem substitutos

    assim que Py aumentasse Qx também aumentaria (pois Qy diminuiria).

    2) Para Qx (bens superiores) aumentar em proporção maior do que a Renda, o bem só pode ser de luxo (status); Ninguém demandaria uma grande Qx quando sua renda estivesse reduzindo.

  • Questão sobre classificação dos bens (substitutos/complementares e inferiores/luxo), tema de microeconomia.

    Vamos direto ao ponto analisar o problema:

    1ª Situação: preço de outra marca sobe, demanda diminui

    Se o preço de outro produto sobe e, ceteris paribus, a demanda diminui apresenta-se o caso de bens complementares. Isto é, o consumo dos dois bens se complementa e, como o preço do primeiro subiu, a demanda do primeiro irá diminuir e o mesmo acontecerá com a demanda do segundo. É o caso do pão e da manteiga, por exemplo.

    2ª Situação: renda aumenta, demanda aumenta mais do que proporcionalmente

    Se a renda aumenta e o consumo diminui, tem-se um bem inferior. Se a renda aumenta e o consumo aumenta, tem-se um bem normal, porém há um caso específico chamado de bem de luxo cuja elasticidade-renda da demanda é maior do que 1. O que isso significa?

    Que, caso a renda aumente em 10% por exemplo, a demanda pelo bem irá aumentar mais do que 10%, mais do que proporcionalmente portanto. É o caso do consumo de ostentação, de status.

    No caso em tela, os bens dessa firma são COMPLEMENTARES aos da outra marca e DE LUXO. Temos isso na letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.