SóProvas


ID
2699218
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Alguns indicadores de análise contábil buscam medir o nível de liquidez de uma empresa. O índice de liquidez corrente – ILC calcula a razão entre ativo circulante – AC e passivo circulante – PC, ou seja, ILC = AC/PC. Por razões históricas e analíticas, existem índices de liquidez que tendem a apresentar resultados menores que o ILC, como, por exemplo, o índice de liquidez seca – ILS. A maneira mais usual de se calcular o ILS é retirar do numerador do ILC o saldo de estoques do balanço patrimonial em análise.

Desconsiderar os estoques como um dos itens do numerador do ILS deve-se, dentre outros motivos, ao fato de eles apresentarem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "C"


    A) igual liquidez aos demais ativos circulantes;

    Errado. O estoque tem mais dificuldade em se transformar em caixa do que outros ativos circulantes.


    B) menor liquidez que o ativo “aluguéis pagos antecipadamente”;

    Errado. Essa conta é um adiantamento, então não se transforma em caixa. Por outra lado, evita saídas de caixa. Então fiquei na dúvida quanto e essa alternativa.


    C) menor liquidez que o ativo “duplicatas a receber”; 

    Correto. Duplicatas a receber no curto prazo tem maior liquidez do que os estoques. Traduzindo, tem mais facilidade em se transformar em caixa.


    D) maior liquidez que o ativo “caixa”;

    Errado. O caixa é o ativo com maior liquidez no balanço, já que não há necessidade de transformação em caixa.


    E) maior liquidez que o ativo “equivalentes de caixa”

    Errado. Os equivalentes de caixa são ativos facilmente conversíveis em caixa, como saldos em contas bancárias, aplicações de liquidez imediata, recursos em moeda estrangeira etc.