SóProvas


ID
2699242
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para se calcular a Taxa Interna de Retorno Modificada – TIRM ou MTIR de um fluxo de caixa, é necessário que sejam informados, além do próprio fluxo, as taxas de financiamento e as taxas de investimento. Considere que, para um determinado fluxo de caixa convencional, a Taxa Interna de Retorno “comum” – TIR calculada foi de 18% a.a..

Ao utilizar esse mesmo fluxo para calcular a TIRM ou MTIR, e considerando a taxa de financiamento igual à taxa de reinvestimento e ambas iguais à TIR de 18% a.a. encontrada anteriormente, o resultado encontrado para a TIRM ou MTIR nessas condições foi:

Alternativas
Comentários
  • Para realizar o cálculo da Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM) nós devemos captalizar as entradas (receitas) pela taxa de captação (ou reivestimento) e descontar as despesas usando a taxa de financiamento, para só então obter a nova taxa interna de retorno do projeto. Ora, se as taxas de reivestimento e financiamento são iguais à TIR "inicial" do projeto esse movimento de captalização e desconto não a impactarão! Logo, o resultado da TIRM será igual à 18%.