SóProvas


ID
2699260
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

“Se, ao realizar a análise de um investimento, o fluxo de caixa descontado estimado resultar em um Valor Presente Líquido - VPL negativo, abandone de imediato a ideia de implantá-lo”.

Essa declaração anda sendo desafiada em Finanças Corporativas por meio de uma nova teoria, a de opções reais.

A base dessa teoria é que:

Alternativas
Comentários
  • Em busca de um método de precificação de opções reais, TRIGEORGIS (1996) parte do pressuposto de que o VPL não deve ser considerado totalmente obsoleto e inútil. Ele pode ser empregado sem problemas em projetos sem flexibilidades gerenciais significativas. Caso contrário o VPL precisa ser remodelado para capturar o valor destas flexibilidades. Este remodelagem é denominada, por Trigeorgis, por Valor Presente Expandido, onde: VPL expandido = VPL tradicional + Valor flexibilidade gerencial. Se não existir nenhuma opção que conceda flexibilidade, o valor do VPL expandido será igual ao valor encontrado pelo VPL tradicional.

    No entanto, este modelo é capaz de reconhecer que a existência de opções de flexibilidade altera o valor de um ativo. Segundo COPELAND e ANTIKAPAROV (2001), é na tomada de decisões difíceis - aquelas em que o VPL está próximo de zero - que o valor adicional da flexibilidade faz grande diferença (...)

    Fonte: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3702/000317289.pdf