SóProvas


ID
2700787
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O Custeio Baseado em Atividades, ferramenta de forte utilidade na gestão de custos, é o método que objetiva eliminar as distorções ocorridas na distribuição subjetiva dos custos indiretos.


Desse modo, a atribuição de custos às atividades deve ser criteriosa e feita com base na identificação da relação causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração dos custos, constituindo-se na seguinte prioridade de atribuição de custos, no método ABC:

Alternativas
Comentários
  • A atribuição de custos às atividades deve ser feita da forma mais criteriosa possível, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

    1) Alocação Direta

    2) Rastreamento

    3) Rateio

     

    A alocação direta se faz quando existe uma identificação clara, direta e objetiva de certos itens de custos com certas atividades. Pode ocorrer com salários, depreciação, viagens, material de consumo, etc.

     

    O rastreamento é uma alocação com base na identificação da relação de causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração dos custos. (...)

     

    O rateio é realizado apenas quando não há possibilidade de utilizar nem a alocação direta nem o rastreamento; porém, deve-se ter em mente que , para fins gerenciais, rateios arbitrários não devem ser feitos.

     

    Fonte: Eliseu Martins, Contabilidade de Custos, 9ª ed, Ed. Atlas - pág 94 e 95

    gab: C