SóProvas


ID
2700790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Rateio, sob o enfoque de custos, é atribuição proporcional de recursos aos diversos elementos que lhe deram origem, e é aplicado sobre os gastos indiretos de fabricação. Entretanto, qualquer que seja o método de rateio, este apresentará um forte componente de subjetivismo e arbitrariedade. Para tentar reduzir o máximo possível esses aspectos negativos, uma das sistemáticas adotadas é a chamada departamentalização, mas, mesmo assim, ainda ocorrem imperfeições na escolha das bases de rateio. Na departamentalização, o método considerado mais injusto, por ser aquele que apresenta maiores distorções nos cálculos de transferência de custos, pois ignora os serviços prestados entre os departamentos de serviços, é o método

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, existem três métodos de transferência de custos indiretos dos departamentos de serviço para os departamentos de produção: (1) direto, (2) por degraus e (3) recursivo – também denominado método algébrico. No método direto fica faltando a representação de transferência de custos entre os próprios departamentos de serviço. No segundo método, a transferência é feita dos dep. “menos” importantes para os “mais” importantes. E no 3º método, há transferência iterativa entre os departamentos de serviços. Este último método é mais trabalhoso, mas tende a apresentar menores distorções.

    Fonte de consulta: http://www.contabilidadedecifrada.com.br/

  • Gabarito: Letra A.

    Comentário:

    Na parte teórica da aula, esclareci a necessidade de realizar a transferência dos custos de departamentos de serviço para departamentos de produção, para que seja possível sua alocação aos produtos saídos desses últimos departamentos. 

    Sabemos também que existem vários departamentos de serviço e seus custos devem ser todos transferidos para departamentos de produção. Existem algumas maneiras de se realizar essas transferências, dentre as quais três se destacam o método direto, o método por degraus e o método recursivo – também denominado método algébrico ou recíproco. 

    O método direto é um método em que os custos incorridos em departamento de serviços são diretamente alocados a departamentos de produção, considerando que os departamentos de serviço somente prestam serviços para departamentos de produção, ou seja, um departamento de serviço não presta serviço a outros departamentos de serviço. Esse é o motivo da maior “injustiça” nesse método de transferência, o que faz a letra A ser a resposta correta da questão.

    No segundo método, por degraus, a transferência é feita dos departamentos de serviços eleitos menos importantes para os mais importantes, para finalmente serem transferidos aos departamentos de produção. É considerado um método mais refinado, porém ainda é uma simplificação da realidade, uma vez que não reconhece a prestação de serviços recíproca entre departamento de serviços.

    E no último método, o recíproco ou recursivo, é reconhecida a reciprocidade de serviços prestados entre os vários departamentos de serviços. Enfrenta também alguns problemas (como transferir os custos definitivamente aos departamentos de produção se os departamentos de serviços trocam custos entre si?), mas é um método que tende a apresentar menores distorções.

    Não se preocupem em saber detalhes desses métodos, pois é um assunto pouco cobrado em prova, e quando aparece, são questões teóricas e essa explicação geralmente é suficiente para acertarmos (assim espero rsrs)