SóProvas


ID
2700991
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em salas de cirurgias, local destinado aos procedimentos cirúrgicos, alguns elementos são cuidadosamente projetados para garantir a segurança e eficácia das técnicas aplicadas. Qual das opções não é um desses elementos:

Alternativas
Comentários
  • AVALIAR A ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL NOS CENTROS CIRÚRGICOS EM CUIABÁ: ESTUDO DE CASO

     

    RESUMO: Para garantir a segurança em cirurgias, além de todos os elementos técnicos do procedimento em si, é necessário que as condições do local onde ele acontece sejam as melhores possíveis no sentido de diminuir as variáveis que podem alterar o resultado dos procedimentos, aumentar o nível de sucesso e preservar a saúde dos profissionais que atuam dentro do centro cirúrgico. Este artigo tem como objetivo geral apontar a importância da iluminação adequada a este setor do hospital e às tarefas nele desenvolvidas, como objetivos específicos foram fazer um perfil deste hospitais para dois estabelecimentos assistenciais de saúde em dois momentos distintos do ano em Cuiabá, verificar seu respeito às normas que ditam os valores mínimos para a iluminação nos ambientes do centro cirúrgico e ainda verificar se há alteração no perfil de iluminação nos ambientes entre os períodos mais secos e úmidos do ano. Os dados foram obtidos através da observação das condições físicas do ambiente e dos equipamentos à disposição destes profissionais no sentido de iluminar o seu ambiente de trabalho, e de baterias de medições dos níveis de iluminamento de salas do centro cirúrgico. Os critérios de análise dos dados obtidos foram a NBR 5413 (1992) que determina os níveis mínimos de iluminamento para os ambientes, e as recomendações para a iluminação em instalações de assistência à saúde da IESNA (Sociedade Americana de Engenharia de Iluminação). Os centros cirúrgicos visitados precisam de adequações, pois não atenderam completamente a nenhum dos critérios utilizados na pesquisa. Os níveis de iluminamento se encontram abaixo dos valores mínimos estipulados pela NBR 5413 (1992) em todos os períodos em que foram realizadas as medições, e os equipamentos de iluminação não estão de acordo com as recomendações da IESNA.

     

    file:///C:/Users/Marlos/Downloads/7708-35226-2-PB.pdf

  • Gabarito E

    Iluminação comum

  • As salas cirúrgicas são locais destinados aos procedimentos cirúrgicos, alguns elementos são projetados para garantir a segurança e eficácia das técnicas aplicadas, como:

    - tamanho das salas (dimensões  adequadas  a cada especialidade);

    - Portas largas;      

    - Pisos de superfície lisa;

    - Paredes  antiacústicas;

    - Teto de material lavável;

    - Janelas que não permitam entrada de poeira e insetos;

    - Iluminação com ausência de  sombras e reflexos;

    - Ventilação com temperatura ambiente;

    - Renovação do ar e umidade adequadas;

    Nas salas de cirurgia além da iluminação comum deve-se ter o foco cirúrgico. A iluminação comum não é um elemento de segurança nas salas cirúrgicas.


    Gabarito do Professor: Letra E



    Bibliografia


    https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/in...

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.