SóProvas


ID
2701000
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma caminhada pela mata, João foi picado por uma cobra na perna direita. Logo ele começou a apresentar sonolência, pálpebras caídas e visão dupla, vindo a sofrer, depois disso, uma parada respiratória. Sabendo que a ação de socorro é encaminhá-lo imediatamente a uma unidade hospitalar e tentar identificar o tipo da cobra, e tendo o conhecimento que cada peçonha produz uma ação distinta no organismo e que os sintomas de João são características de uma neurotoxina, assinale a opção correta quanto ao tipo de serpente que causa esse acidente ofídico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

     

    De acordo com oPortal do Ministério da Saúde (MS).Animais Peçonhentos.

     

     

     

    Observem que João apresentou sonolência, pálpebras caídas e visão dupla, vindo a sofrer, depois disso, uma parada respiratória. Tais características indicam picada por coral-verdadeira.

     

     

     

    Sintomas

     

    •          Acidente botrópico: A região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas (edemas e equimose) e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

     

    •          Acidente laquético: Quadro semelhante ao acidente por jararaca, a picada pela surucucu-pico-de-jaca pode ainda causar dor abdominal, vômitos, diarreia, bradicardia e hipotensão.

     

    •          Acidente crotálico: Na picada por cascavel, o local da picada muitas vezes não apresenta dor lesão ou evidente, apenas uma sensação de formigamento; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento (fácies miastênica), visão turva ou dupla, mal-estar, náuseas e cefaleia são algumas das manifestações, acompanhadas por dores musculares generalizadas e urina escura nos casos mais graves.

     

    •          Acidente elapídico: O acidente por coral-verdadeira não provoca no local da picada alteração importante. As manifestações do envenenamento caracterizam-se por dor de intensidade variável, visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento. Óbitos estão relacionados à paralisia dos músculos respiratórios, muitas vezes decorrentes da demora na busca por socorro médico.

  • Sintomas: A picada causa dor imediata e inchaçono local, às vezes com manchas arroxeadas esangramento pelos orifícios da picada. Pode ocorrer ainda sangramento bocal (nas gengivas) e, se a busca apelo atendimento não for rápida, a vitima pode expelir sangue também pela urina.

  • Botrópico - Jararaca -Cauda Lisa

    coagulação e/ou sangramento

    Laquetico - Surucucu - Escamas Eriçadas

    Hemorragia e/ou Coagulação - Diferença é que apresenta náusea, vômitos

    Crotálico - Cascavel - Chocalho

    Parestesias e manifestações neuroparalíticas

    Elapídico - Coral Verdadeira -

    Parestesia discreta, diferença maior pela Fácies miastênicas

  • Acidente crotálico (Crotalus) – cascavel - O local da picada muitas vezes não apresenta dor ou lesão evidente, apenas uma sensação de formigamento; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento (fácies miastênica), visão turva ou dupla, mal-estar, náuseas e cefaleia são algumas das manifestações, acompanhadas por dores musculares generalizadas e urina escura nos casos mais graves.

    Acidente botrópico (Bothrops e Bothrocophias) – jararaca - A região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas (edemas e equimose) e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada, além de insuficiência renal.

    Acidente laquético (Lachesis) – surucucu - Quadro semelhante ao acidente por jararaca, a picada pela surucucu-pico-de-jaca pode ainda causar dor abdominal, vômitos, diarreia, bradicardia e hipotensão.

    Acidente elapídico (Micrurus e Leptomicrurus) – coral verdadeira – Local da picada sem altereações importantes. Leva a dor de intensidade variável, visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento. Óbitos estão relacionados à paralisia dos músculos respiratórios, muitas vezes decorrentes da demora na busca por socorro médico. Essa paralisia dos músculos respiratórios leva a parada respiratória.

    Jiboia – não é um animal peçonhento, portanto não tem neurotoxina.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. 2™ ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001.

    http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos-serpentes