-
Errado.
Absenteísmo é um fator que existe desde a formação das empresas, difícil de ser tratado, pois muitas vezes o funcionário tem habito de faltar e não apresentar justificativa compatível. Com uma missão continua, a área de Recursos Humanos vem avaliando este processo procurando estratégias, a fim de intervir neste quadro que oscila diariamente. Visto que certas atividades têm seu grau de valor considerável, a ausência do colaborador pode causar impactos na organização, quando identificado a necessidade deste profissional estar presente no trabalho, pois cada pequena redução nesse índice pode trazer razoável economia à organização (CHIAVENATO, 2000). O Absenteísmo então se da pelas ausências do colaborador na empresa, podem ser por faltas injustificadas, justificadas, atrasos, férias, afastamentos.
A maioria das ausências são justificadas por atestados médicos, o que não significa que todas as ausências sejam sempre decorrentes de causas médicas (OTERO,1993), mas as causas que não se justificam, qual medida é tomada focando em faltas injustificadas numa Empresa de onde não há nenhum controle do absenteísmo? Como diminuir o número de faltas dentro de desta Empresa? Baseando-se na CLT, percebe-se que o Art. 482 da CLT trata da rescisão contratual por Justa Causa, justificando-se nas suas Alíneas mostrando rigor em processos onde, o autor da falta grave é responsabilizado conforme este Artigo
-
Jamais um profissional pode ser FACILMENTE substituído por outro, independente do cargo ocupado é necessário uma série de fatores para se substituir principalmente um bom profissional.
-
absenteísmo é desafio do departamento de RH ou GPessoas, não de enfermagem.
-
Gab. ERRADO
Área médica não tem isso não. Delicado e de muita responsabilidade, cada um com sua especialidade.
-
O absenteísmo é um assunto contemporâneo, afinal hoje o capital que é mais valorizado é o capital intelectual tanto seja dentro ou fora da organização. Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa “estar fora, afastado ou ausente”. O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.
Logo, para uma gestão de competências eficaz, o absenteísmo NÃO é bem visto.
-
O Absenteísmo ou ausentismo influencia o processo decisório. Pense em vários funcionários faltando corriqueiramente. Vai dar um trabalhinho pro gestor repor esses profissionais.
-
Índice de Segurança Técnica (IST).
O IST é importante para a cobertura das ausências dos trabalhadores ao serviço, em decorrência das implicações que a redução da equipe de enfermagem acarreta na quantidade e na qualidade da assistência prestada ao paciente, especialmente nas unidades que funcionam ininterruptamente.
Trata-se de um acréscimo percentual no quantitativo de pessoal de enfermagem, por categoria profissional, para a cobertura das ausências previstas e não previstas (Fugulin, 2007).
Observações: • Não poderá ser inferior a 15% (mínimo aceitável), conforme disposto na Resolução Cofen Nº 293/2004 (§2º, art. 4º).
O IST é obtido somando-se a TA - taxa de absenteísmo (faltas não planejadas, como atestado médico, licença maternidade, outras licenças médicas) à TB - taxa de ausência por benefícios (ausências planejadas, como férias e licenças-prêmio).
-