-
Requerimento
Estrutura
1. Vocativo, cargo ou função ( e nome do destinatário), ou seja, da autoridade competente.
2. Texto, incluindo:
a) Preâmbulo, contendo nome do requerente (grafado em letras maiúsculas) e respectiva qualificação: naciconalidade, estado civil, profissão, documento de identidade, idade (se maior de 60 anos, para fins de preferência na tramitação do processo, segundo a lei 10.741/2003) e domicílio (caso o requerente seja servidor da Câmara dos Deputados, precedendo à qualificação civil deve ser colocado o número do registro funcional e a lotação);
b) Exposição do pedido, de preferência indicando os fundamentos legais do requerimento e os elementos probatórios de natureza fática.
3. Fecho: "Nestes termos,
Pede deferimento".
4. Local e data.
5. Assinatura e, se for o caaso de servidor, função ou cargo.
Exemplo transcrito do Manual de Redação da Câmara dos Deputados
Fonte: Redação Oficial para Concursos, Paulo Paranhos, 2011, pg. 97
-
Socorro!
-
Gab. B
-
A estrutura básica de um Requerimento é a seguinte:
Vocativo
Preâmbulo (nome do requerente acrescido de qualificação: nacionalidade, estado civil, etc.)
O tema / teor do que está sendo requerido, o pedido em si, devidamente acompanhado de "argumentação legal".
Fecho: "Nestes termos, pede deferimento".
Local e Data.
Assinatura do Requerente.
Apontemos as principais falhas das alternativas. Não há número de expediente: isso derruba a alternativa (A); não há divisão em introdução, desenvolvimento e conclusão: isso derruba as alternativas (C) e (D); não há vocativo: isso derruba a alternativa (E).
A resposta, portanto, é a alternativa (B).
-
Requerimento- Petição escrita, feita por pessoa física ou jurídica, na qual se solicita a uma autoridade um direito de concessão de algo sob o amparo da lei. Sua estrutura se compõe de:
A) Vocativo
B)Texto (preambulo)
C)Fecho
D)Local e data
E) Assinatura
Faça cada dia valer a pena!
-
REQUERIMENTO Documento pelo qual o interessado solicita ao Poder Público algo a que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique.
Suas partes componentes são:
1. Vocativo: a palavra Senhor, precedida da forma de tratamento, o título completo da autoridade a quem se destina, seguida de vírgula.
2. Preâmbulo: nome do requerente (em maiúsculas), seguido dos dados de identificação: nacionalidade, estado civil, filiação, idade, naturalidade, domicílio, residência etc. Sendo funcionário do órgão, apresentar apenas os dados de identificação funcional.
3. Texto: exposição do pedido, de forma clara e objetiva, citando o fundamento legal que permite a solicitação.
4. Fecho: parte que encerra o documento, usando-se, alinhada à esquerda a fórmula: Nestes Termos, Pede Deferimento. 5. Local e data, por extenso.
6. Assinatura do requerente.
A resposta, portanto, é a alternativa (B).