SóProvas


ID
2702851
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os metais pesados surgem nas águas naturais devido aos lançamentos de efluentes industriais, tais como, os gerados em indústrias extrativistas de metais, indústrias de tintas e pigmentos e galvanoplastias. Os fatores adversos que podem ser causados pela presença de quantidades inadequadas de ferro, manganês e alumínio nas águas naturais são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Oxidos, carbonatos e silicatos de manganês → são abundantes e insolúveis na água

  • Esta questão abrange conceitos relacionados aos metais pesados, como os problemas associados à presença de alguns desses metais em água, como o ferro, manganês e alumínio. 

    O ferro não é considerado como um elemento tóxico, mas é associado a alguns problemas relacionados ao abastecimento de água. Esse metal confere cor e sabor à água, podendo causar manchas em roupas, por exemplo. Devido a isso e outros problemas associados ao ferro, o Ministério da Saúde, de acordo com a portaria 36, estabeleceu que a concentração do ferro na água potável não pode ser superior a 0,3 mg/L.
    Os problemas associados ao manganês nas águas são semelhantes aos causados pelo ferro. Esse metal também confere cor à água e, além disso, seus óxidos podem se depositar nos sistemas de abastecimento de água. A concentração máxima de manganês na água potável não pode ser superior a 0,1 mg/L, de acordo com a portaria 36 do Ministério da Saúde.
    O alumínio não é considerado tóxico em baixas concentrações, entretanto, a portaria 36 do Ministério da Saúde sugere que sua quantidade na água potável não seja superior a 0,2 mg/L. Alguns estudos, contudo, têm associado o alumínio à ocorrência do mal de Alzheimer. 
    Com base no exposto, a única alternativa correta é a letra C. As outras alternativas citam problemas associados a outros metais. Por exemplo: o saturnismo é associado ao metal chumbo, a ação oligodinâmica tem sido associada aos metais prata e cobre, o níquel possui ação carcinogênica e o cobre tem sido associado a lesões no fígado.
    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fontes utilizadas para a escrita desse comentário:

    Ferreira, P.C.; et al. "Alumínio como fator de risco para a doença de Alzheimer." Revista Latino-Americana de Enfermagem 16.1 (2008): 151-157.
    MINISTÉRIO DA SAÚDE. “Portaria 36: Padrões de Potabilidade". 1990.
    Moruzzi, R.; Reali, M. A. P. Oxidação e remoção de ferro e manganês em águas para fins de abastecimento público ou industrial: uma abordagem geral. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 4, n. 1, p. 29-43, 2012.
    de Freitas Muniz, D. H.; Oliveira-Filho, C. E. "Metais pesados provenientes de rejeitos de mineração e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente." Universitas: ciências da saúde 4.1 (2008): 83-100.