SóProvas


ID
2703553
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise da concorrência é uma etapa importante para a tomada de decisões de uma empresa. Pensando em começar a operar em um outro país, uma empresa fabricante de aço encomendou o levantamento desse novo mercado a pesquisadores. Após algum tempo coletando dados, os pesquisadores constataram que naquele mercado havia uma pequena quantidade de concorrentes que produziam essencialmente o mesmo produto.

Nesse caso, essa estrutura setorial é classificada como

Alternativas
Comentários
  • ALVO > B



    Tipos e formas de oligopólios:

    O oligopólio pode acontecer de duas maneiras diferentes, conforme o produto oferecido: Oligopólio Puro e Oligopólio Diferenciado.


    O Oligopólio Puro existe quando o produto oferecido é homogêneo, como é o caso do alumínio ou do cimento, por exemplo.


    O Oligopólio Diferenciado é característico de produtos que se podem diferenciar, inclusive na qualidade, como é o caso da indústria automobilística, por exemplo.


    Fonte: https://www.dicionariofinanceiro.com/oligopolio/

  • MONOPÓLIO = UMA SÓ ORGANIZAÇÃO.

     

    OLIGOPÓLIO = VÁRIAS ORGANIZAÇÕES DOMINAM.

  • Estrutura setorial:

    1.     Monopólio puro: 1 empresa oferece 1 p/s, pode cobrar preços elevados, fazer pouca ou nenhum propaganda e oferecer o mínimo em termos de atendimento.

    2.     Oligopólio puro: poucas empresas fabricam o mesmo produto. Tem dificuldade de cobrar preços altos, consegue vantagem competitiva reduzindo os custos.

    3.     Oligopólio diferenciado: poucas empresas fabricam produtos parcialmente diferenciados, podendo cobrar um preço mais alto devido a diferenciação.

    4.     Oligopsônio: poucos compradores e inúmeros vendedores

    5.     Concorrência monopolista: muitos concorrentes capazes de diferenciar suas ofertas no todo ou em parte, podendo impor um preço mais alto

    6.     Concorrência pura: muitas empresas oferecem o mesmo p/s praticando basicamente o mesmo preço.

  • Concorrência pode ser definida como competição de pessoa(s), física(a) ou jurídica(s), por algo. O termo interessa muito a área de marketing, visto que a formação do preço de produtos e serviços geralmente leva em conta os valores praticados pelos concorrentes. A concorrência também contribui para estimular organizações a melhorar práticas e processos em busca de vantagens competitivas.

    A concorrência pode ser dividida de acordo com o tipo (por marcas, por setor, por forma e genérica) ou segundo as estruturas setoriais (perfeita, monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio e monopólio bilateral).

    No que diz respeito às estruturas setoriais, a questão trouxe a nossa atenção uma informação importante: naquele mercado havia uma pequena quantidade de concorrentes que produziam essencialmente o mesmo produto. Essa é a conceituação de concorrência com estrutura de oligopólio puro. Essa concorrência também é responsável por controlar a maior parte do mercado. Temos como exemplos as empresas de telecomunicações.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Kotler, Philip. Administração de Marketing. 10ª Edição. Prenctice Hall. 2004.

    - Honorato, Gilson. Conhecendo o Marketing. Editora Manole Ltda. 2003.
  • Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    Monopólio puro (Monopólio) 

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Por exemplo: empresas de utilidades locais (tais como os serviços de água e esgoto), os quais são fortemente regulamentadas pelas agências reguladoras. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    Oligopólio puro (Oligopólio) 

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    Competição monopolista (Concorrência pura) 

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    Competição perfeita (Concorrência monopolista) 

    • Da mesma forma que na classificação anterior, existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

    Fonte: comentários do QC