-
monitoramento biológico
-
Teste biológico: tiras de papel impregnadas com um milhão de esporos que, depois de secos em temperatura ambiente, são colocados em envelope de papel ou tubos de polipropileno, com tampa permeável a vapor. A prova de destruição dos esporos, após a sua exposição ao ciclo de esterilização, é usada para inferir que todos os micro-organismos expostos às mesmas condições foram destruídos.
-
Para a estufa: utilizado o bacilo esporulado Subtilis; já para a autoclave, é utilizado o bacilo Stearothermophylus.
-
Casca de banana apenas no termo: PROCESSAMENTO DE MATERAIS MAIS INDICADO. De fato, o teste mais indicado par o a comprvação da eficácia do método de esterilização são os testes biológicos, pois indicam a prova de destruição dos esporos após a sua exposição ao ciclo de esterilização.
-
Segundo o Manual "Serviços Odontológicos - Prevenção e Controle de Riscos" da Anvisa...
Monitoramento químico - É realizado com o uso de indicadores químicos que avaliam o ciclo de esterilização, pela mudança de cor, na presença da temperatura, tempo e vapor saturado, conforme o indicador utilizado. Podem ser usados indicadores de processo, teste Bowie-Dick, de parâmetro simples, multiparamétrico, integrador e emuladores.
Indicador de parâmetro simples - este indicador responde a um único parâmetro – temperatura. Não é indicado na atualidade em virtude da existência de indicadores mais precisos.