SóProvas


ID
2703937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de medicina legal, julgue o item a seguir.


As lesões perfuroincisas que apresentam um ângulo notadamente mais agudo que o outro foram provavelmente produzidas por instrumento de gume único.

Alternativas
Comentários
  • faca, por exemplo.

  • cuidado !! cada ângulo na lesão representa um gume;

    Faca inclinada não será ângulo rombo, mas sim dois ângulos âgudos.

    o períto poderá pensar que o instrumento que produziu a lesão foi foi perfuro-cortante de dois gumes (punhal) , quando na verdade foi de um gume (faca) .

    Força terráqueos.

  • EM ML TUDO É PROBABILIDADE.

    ASS: ROBERTO BLANCO

  • Os instrumentos perfuro – cortantes podem ser de 1, 2, 3 ou 4 gumes. Eles geram uma lesão perfuro-incisa.

    Obs.:

    1 gume – Faca – lesão com 1 ângulo agudo;

    2 gumes- punhal – lesão com 2 ângulos agudos;

    3 gumes – lima de serralheiro – lesão com 3 ângulos agudos;

    4 gumes – estrela ninja – lesão com 4 ângulos agudos

    *Cada gume do instrumento gera um ângulo agudo na lesão

  • A ferida produzida pelo instrumento perfuro-cortante é denominada perfuro-incisa.

    Com relação às feridas produzidas por instrumentos perfurocortante: temos que os “os ferimentos causados por arma de dois gumes produzem uma fenda de bordas iguais e ângulos agudos. (...) As armas de três gumes originam feridas de forma triangular ou estrelada. (...) Há os de um só gume (faca-peixeira, canivete, espada), os de dois gumes (punhal, faca “vazada") e os de três gumes ou triangulares (lima).

    Instrumentos pérfuro-cortantes: “São os que possuem uma ponta e um ou mais gumes. Transferem sua energia cinética por pressão, através da ponta, e por deslizamento dos gumes, que seccionam as fibras dos tecidos. Entre os que possuem apenas um gume, podemos tomar como exemplos a faca da cozinha e o canivete; entre os de dois gumes, o punhal, a baioneta e a espada. Os de mais de dois gumes são representados, em geral, por instrumentos especiais de trabalho, como certos tipos de lima, e estoques feitos de vergalhões de construção de presidiários, em que a haste é facetada em uma das pontas. Conforme as faces sejam lisas ou ásperas, as bordas das feridas podem apresentar-se normais ou escoriadas".
    HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs. 215 e 219.

    As lesões causadas por instrumentos de 1 gume se assemelhará a uma casa de botão; as de 2 gumes produzirá fendas de bordas simétricas unidas nas extremidades por ângulos agudos; com relação a de 3 gumes deixam aberturas estreladas.


    Gabarito do Professor: CERTO
  • É importante ter em mente que as lesões em formato de "botoeira" são, via de regra e segundo a primeira lei de Filhós, causadas por instrumentos perfurantes de médio calibre e instrumentos perfurocortantes de dois gumes.

    Contudo, também podem ser causadas por instrumentos perfurocortantes de apenas um gume. Nesses casos é necessário ficar atento à descrição em formato de "gota" que o enunciado trouxe.

  • 1 gume - Faca – lesão com 1 ângulo agudo;

    2 gumes- punhal – lesão com 2 ângulos agudos;

    3 gumes – lima de serralheiro – lesão com 3 ângulos agudos;

    4 gumes – estrela ninja – lesão com 4 ângulos agudos

    Cada gume do instrumento gera um ângulo agudo na lesão