SóProvas


ID
2703940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca de medicina legal, julgue o item a seguir.


As lesões produzidas por um machado são cortocontusas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errada

    O machado é um INSTRUMENTO CORTO-CONTUNDENTE

    São instrumentos que possuem gume rombo, de corte embotado e que agindo sobre o organismo, rompe a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas.

  • Não entendi. Se o intrumetno é corto-contundente a ferida não deveria ser deveria ser corto-constusa?

    Realmente é uma duvida, minha. Em algumas pesquisas percebi que existe divirgência se a lesão é incisa ou corto-contusa.

    Se alguém puder esclarecer, agradeço.

    "A repetição é a mãe da Aprendizagem" 

  • Depende como o machado é usado para lesionar, podendo causar lesão INCISA

    ou lesão CONTUSA ou lesão CORTOCONTUSA.

     

  • Instrumento corto-contudente, lesão corto-contusa...questão passível de anulação.

  • QUESTÃO ESTÁ CORRETA, POIS ELE PERGUNTOU QUAL É A LESÃO(CORTOCONTUSA) E NÃO O INSTRUMENTO(CORTO-CONTUNDENTE)

  • O MACHADO É UM INSTRUMENTO CORTO-CONTUNDENTE, E PORTANTO GERA LESÃO CORTO-CONTUSA. SE NA QUESTÃO VIESSE COMO ÚNICO TIPO POSSÍVEL DE LESÃO, REALMENTE ESTARIA ERRADA, POIS O MACHADO PODE PROMOVER OUTRAS LESÕES DEPENDENDO DA FORMA COMO É USADO ( CONTUSA E INCISA).

    QUESTÃO MAL ELABORADA

  • Bom, a questão pergunta qual a LESÃO causada pelo machado.

    A LESÃO causada é CORTO-CONTUSA. O INSTRUMENTO seria CORTO-CONTUNDENTE.

    Concordo que dependendo do uso do machado, poderia ser contusa, cortante ou corto-contusa. Mas aí fica complicado saber qual ele queria ne? O França, em seu livro, coloca o machado como instrumento corto-contundente.

    Não sei por que foi considerada incorreta.

  • Acho que o erro da questão é generalizar. A questão leva a ideia de que o machado pudesse fazer SÓ lesões cortocontusas, o que não é verdade. É possível fazer outros tipos de lesões com o machado.

  • Gabarito equivocado! A ação do instrumento vulnerante é cortocontundente ao passo que a lesão produzida é cortocontusa. Portanto, o gabarito deveria ser CERTO.

  • Cespe fazendo "cespices"!!! Ainda me fez marcar como certo.

  • O EXAMINADOR DEVE TER BEBIDO QUEROSENE!

  • As lesões produzidas por machados, enxadas, foices, facões, rodas de trem sao, geralmente, cortocontundentes. 

  • #cespou

  • Débora, com devido respeito mas não concordo com o gabarito e nem com o seu comentário. O instrumento (machado) é corto-contundente, ele produz (seguindo a regra geral já que a questão não trouxe outra informação, ele foi usado de maneira habitual, não foi utilizado apenas o cabo, conforme vi um colega dizer em outro comentário) uma ferida cortocontusa

     

    Li a pergunta várias vezes, li todos os comentários, mas não entendi o motivo do gabarito ser errado, se alguém puder me avisa por favor me mande msg.

  • Pessoal Atenção: se o cara acerta o machado na posição horizontal (com a parte afiada) será cortocontuso , agora imagina se ele acerta com a parte vertical ("de lado") será apenas contuso.

    Portanto não dá pra afirmar que machado = cortocontuso sem maiores detalhes

  • Instrumento: Cortocontundente

    Lesão: Cortocontusa

    Ação: Pressão e esmagamento

    Exemplos: Machado, dente, foice, facão

  • “O dado essencial caracterizador da natureza de uma lesão não é o instrumento em si, mas a forma de utilização do mesmo. Certos instrumentos são tipicamente causadores de tal ou qual espécie de lesão, mas o que definirá efetivamente a natureza delas será a forma de emprego do objeto. Explica-se: uma agressão a machadadas gera, em princípio, lesões cortocontusas. Porém, se o agressor usar apenas o cabo, a lesão será contundente; se usar apenas a lâmina (deslizando-a sobre a vítima), a lesão será cortante. Assim, nas provas e na atividade profissional, é preciso cuidado para não confundir o instrumento utilizado com a ação produzida, sendo esta última o que determinará a espécie da lesão. Outro ponto importante a ser ressaltado é, segundo Roberto Blanco, o estudo da área da superfície atingida. De acordo com ele, “a pressão exercida em um ponto é igual à força aplicada dividida pela superfície de aplicação". Com isso, temos que, com a mesma quantidade de força aplicada, podem-se ter lesões completamente diferentes, dependendo da área corpórea onde se dá o impacto (ex.: nádegas e crânio) e da área do objeto que é usado para lesionar (ex.: salto de sapato masculino e feminino). GRECO, Rogério. DOUGLAS, William. Medicina legal à luz do direito penal e do direito processual penal. 12º edição, p. 74 e 75.


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • O dado essencial caracterizador da natureza de uma lesão não é o instrumento em si, mas a forma de utilização do mesmo.

  • Em 07/08/19 às 10:11, você respondeu a opção C.

    Você errou!Em 20/06/19 às 23:23, você respondeu a opção C.

    vou morrer errando essa questão

  • As lesões produzidas por um machado são cortocontusas. = depende, podem apenas contusas, ex quanto bate com o cabo do machado deixando vibices

  • COMO REGRA, AS LESÕES PRODUZIDAS POR MACHADO SÃO CORTOCONTUSAS. ESTARIA ERRADO SE A QUESTÃO DISSESSE QUE TODAS AS LESÕES PRODUZIDAS POR MACHADOS SÃO CORTOCONTUSAS. É COMPLICADO SABER QUANDO ESSA BANCA QUER A REGRA OU A EXCEÇÃO. SE EU TIVER ERRADO, ALGUÉM ME DIZ AÍ !

  • Corto – contundente: o contato ocorre por meio de uma borda aguçada com grande massa.

    Ex.: machado, guilhotina, arcada-dentária, espada

    Geram uma lesão corto – contusa.

  • Machado:

    -Instrumento: cortocontundente

    -Lesão: cortocontusa

    Gab.: errado...

  • Acredito que a questão falhou no gabarito. Se ela queria saber se "as lesões produzidas por um machado são cortocontusas", o gabarito seria Certo. Mas, se ela queria saber se as lesões produzidas por machado são somente cortocontusas, aí seria Errado.

  • Gabarito errado. O erro da questão é generalizar.

    Uma agressão a machadadas gera, em princípio, lesões cortocontusas.

    Porém, se o agressor usar apenas o cabo, a lesão será contundente; se usar apenas a lâmina (deslizando-a sobre a vítima), a lesão será cortante.

  • em nenhum momento a questão fala SOMENTE. gabarito forçado....
  • Tem gente imaginando coisa que não tem na questão. o gabarito está errado. O machado é objeto corto-contundente, portador de gume e, conforme França, influenciado pela ação contundente, seja pelo próprio peso do objeto, seja pela força do agressor. Um dos exemplos é o machado. Se tivesse afirmado que o machado produz unica e exclusivamente lesão corto-contusa ai seria outra história.

  • GAB - ERRADO

    A banca não especifica como o instrumento foi utilizado. Um instrumento pode produzir mais de um tipo de lesão.

    Uma agressão a machadadas gera, em princípio, lesões cortocontusas. Porém, se o agressor usar apenas o cabo, a lesão será contundente; se usar apenas a lâmina (deslizando-a sobre a vítima), a lesão será cortante.

    NUNCA ANALISAR QUAL LESÃO OU MEIO APENAS PELO OBJETO UTILIZADO.

  • CESPE sendo CESPE. Pode ser que sim, mas também pode ser que não..

  • Bom pessoal, demorei entender.

    Para a questão ser correta seria preciso dizer todos os tipos de lesões que o machado produz. Acho que é isso!

  • aí no meu resumo: lesão cortocontusa... instrumento: machado

    gabarito da questão: errado

    kkkkkkkkk

  • Acho que a banca queria dizer que e com o cabo do machado, so se pode heheheh

  • agora a pessoa tem que adivinhar quando a banca generaliza kkkkk
  • É difícil estudar para concursos no Brasil... O candidato fica totalmente a mercê da arbitrariedade da banca!

    Essa questão retrata bem isso!

  • Gabarito ERRADO.

    .

    Acredito que vai depender de como o machado é utilizado.

    Perceba que podemos golpear utilizando "as costas" do machado (a parte contrária à lâmina) e então será produzida uma lesão contusa. Ainda podemos utilizar apenas o fio cortante da lâmina, sem usar a massa do machado na hora de golpear, e produzir uma lesão apenas incisa (já me cortei apenas com o fio da lâmina de um machado). E por fim, e mais comum, podemos golpear utilizando a massa e a lâmina para produzir uma lesão cortocontusa.

  • Gabarito: Errado.

    O que determina o instrumento é o tipo de lesão, e não o contrário.

    Um instrumento pode produzir diversos tipos de lesões, a depender de como é utilizado. Ex: o machado pode provocar lesões incisas (a depender de quão afiado pode estar o gume), contusas (se bater com o cabo) ou cortocontusas (se efetuar um golpe utilizando força e o gume).

    Portanto, é correto afirmar que o instrumento por si só não é capaz de determinar o tipo de lesão provocada, sendo necessário analisar especificamente as características das lesões para sugerir o tipo de instrumento que fora utilizado.

    Muito cuidado! Não é a primeira vez que cai esse tipo de questão. As bancas adoram essa pegadinha.

  • Péssima questão, do tipo que elimina o candidato por besteira e coloca o mesmo numa situação de "cara ou coroa" na hora de responder questões. O machado causa sim lesões cortocontusas, é a sua classificação básica. Ele pode sim causar uma ou outra a depender do seu uso, mas vamos ter que adivinhar na prova se ele quer uma resposta geral ou específica?

  • gabarito: o que o examinador quiser

  • Instrumentos cortocontudentes = de gume mais ou menos afiado e de peso considerável, o que da ao instrumento maior poder de dano.

    Lesões corto-contundentes

    Tais lesões quase sempre graves, pois atingem planos profundos, inclusive ossos; são produzidas pela força de instrumentos como foice, machado, facão, enxada, serra elétrica, rodas de trem etc, possuindo formas variadas dependendo do corte, peso, força e local etc.

    Características das lesões corto-contusas

    Os ferimentos podem apresentar bordas nítidas e regulares, se o instrumento tiver gume afiado, ou irregulares com equimoses nas adjacências e muitas nos planos mais profundos, se o seu corte não for afiado, predominando, neste caso, o peso do instrumento e a força que foi aplicada.

    Um dos tipos mais interessantes desses ferimentos é o provocado pela dentada feita pelo homem ou animal. Quando a dentada é leve, ficam apenas as marcas dos dentes alinhados na pele, mas as mordidas de animais geralmente provocam lesões mais graves e profundas acompanhadas de arrancamento de tecidos como nas orelhas, dedos, mãos etc.

    Lesões pérfuro-cortantes

    São causadas por um mecanismo de ação que perfura e contunde por instrumentos pontiagudos com gume, esses instrumentos agem por pressão e secção geralmente os instrumentos possuem 1 gume (faca, peixeira, canivete etc.), 2 gumes (punhal e alguns tipos de facas etc.) ou 3 gumes (lima).

    https://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/79/Lesoes

  • Se a banca não especificou a forma como o instrumento foi utilizado, devemos pensar nas várias formas que ele pode ser utilizado. Então praticamente todos os instrumentos provocarão diversas lesões diferentes. Infelizmente concurso é assim, fazem de tudo pra causar dúvida! "As lesões produzidas por machado..." são várias! Generalizou.

  • Comassim? kkkkk

    "Ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos: foice, facão, MACHADO, enxada, guilhotina, serra elétrica..."

    Livro: Criminalística, do Alexandre Herculano e Amanda Melo.

    Acredito que estaria errada caso usasse alguma palavra que restringisse a esse tipo de lesão. Como não tem.... Sinceramente, CESPE.....

  • Na questão não foi afirmado que tal lesão poderia ser realizada por um machado (As lesões cortocontusas podem ser produzidas por um machado).

    Na verdade, foi afirmado que as lesões produzidas por um machado são cortocontusas. Neste caso, nem sempre: um machado pode provocar outras formas de lesão.

  • O que definirá o tipo de lesão será a forma como será usado o objetivo.

    Com o machado, por exemplo, em sua utilização comum, realiza uma lesão cortocontusa.

    Porém nada descarta a possibilidade de um deslizamento do machado, realizando uma lesão incisa (e não lesão cortante como diz o comentário do professor, visto que cortante se refere à ação, e não à lesão).

    Ou ainda, utilizar a parte do cabo do machado, configurando assim uma lesão contundente.

    Resumo

    As lesões/feridas podem ser: punctórias, incisas e contusas//pérfuro-contusa, pérfuro-incisa, corto-contusa

    O MODO DE PRODUÇÃO (AÇÃO/AGENTE) pode ser perfurante, contundente e cortante// pérfuro-contundente, pérfuro-cortante, corto-contundente

    ----

    OBS: O Agente à ante/ente (contundente) (cortante) -> AGENTE RIMA COM ENTE

    A Lesão à usa/isa (contusa) (incisa)

  • A lesão do Machado é cortocundente

  • tem nem o que discutir aqui, o gabarito da questão está invertido. Não procurem pelo em ovo
  • Bem, a questão fez com que o candidato pensasse só no tipo principal de lesão que o instrumento (machado) possa causar, lesões cortocontundentes. Porém o machado pode causar feridas incisas, utilizando a lamina do machado como uma navalha, e contundentes, utilizando o inverso da folha de forma a contundir no corpo da vitima. Tudo vai depender de como o agente utiliza o machado.

    Gabarito: ERRADO

  • A questão não perguntou nada, a questão afirmou que as lesões produzidas por um machado são cortocontusas. Nem sempre serão. O que determina a espécie de lesão é a AÇÃO PRODUZIDA. Por exemplo: ao usar somente a lâmina do machado (deslizando-a sobre a vítima), a lesão será incisa (instrumento cortante).

  • O mais engraçado é o pessoal querendo justificar o gabarito. Se fosse um concurso com mais inscritos, com certeza a questão teria recurso, e mudaria o gabarito, ou anularia.

  • O problema da questão foi generalizar. Se fosse: As lesões produzidas por um machado "podem ser" cortocontusas.

    Estaria certo.

  • “O dado essencial caracterizador da natureza de uma lesão não é o instrumento em si, mas a forma de utilização do mesmo. Certos instrumentos são tipicamente causadores de tal ou qual espécie de lesão, mas o que definirá efetivamente a natureza delas será a forma de emprego do objeto. Explica-se: uma agressão a machadadas gera, em princípio, lesões cortocontusas. Porém, se o agressor usar apenas o cabo, a lesão será contundente; se usar apenas a lâmina (deslizando-a sobre a vítima), a lesão será cortante. 

  • Genival Veloso de França errou essa questão! Kkkkk

  • Gab ERRADO

    comentário do Paulo Carvalho único correto

  • Foi com a parte afiada ou com o cabo do machado? ;)

  • Explica-se: uma agressão a machadadas gera, em princípio, lesões cortocontusas. Porém, se o agressor usar apenas o cabo, a lesão será contundente; se usar apenas a lâmina (deslizando-a sobre a vítima), a lesão será cortante.

  • Questão polêmica!

    Mas que a banca vacilou, vacilou.

    Pergunta mal elaborada, faz com

    que surjam vários questionamentos,

    e com razão.

    Caberia recurso, COM CERTEZA!!!

  • ah, aí eu nao sou obrigado né? Se vc tá falando de machado eu vou imaginar que ele tenha sido usado como machado e não como porrete. "ah, se bater com o cabo", nem vem!

  • A banca fez aquela máxima "DEPENDE" .... Se for com o cabo é confusa, se for com a lâmina, cortante etc.. msm assim não justifica dar como errado

  • TODA VEZ ERRO ESSA BUDEGA

  • Cortocontundentes

  • Errei tbm , kkkkk