- 
                                Contundente... 
- 
                                Errado, a assertiva define equimose. 
- 
                                Rubefação-  mais singela das lesões contusas (vermelhidão); Edema- Extravasamento do plasma; Equimose- infiltração hemorrágica; Hematoma- extravasamento dos elementos figurados do sangue formando uma bossa (galo) 
- 
                                GABARITO ERRADO   Equimose: infiltração e coagulação do sangue extravasado nas malhas dos tecidos.  Tipos: Petéquias, sugilação, víbices e sufusão. Espectro equimótico de Legrand du Saulle:   vermelho – 1º dia  violáceo - 2º e 3º  azul – 4º a 6º  esverdeado – 7º a 10º  amarelado – 11º a 17º    __________________________________________________________________   Hematoma: coleção sanguínea em uma cavidade circunscrita, onde se aninha . Nos ossos:   fratura   entorse   luxação     bons estudos 
- 
                                Hematoma É UMA COLEÇÃO HEMÁTICA PRODUZIDA PELO SANGUE EXTRAVASADO DOS VASOS MAIS CALIBOROSOS , QUE DESLOCA A PELE E AFASTA A TRAMA DOS TECIDOS FORMANDO UMA CAVIDADE CIRCUNSCRITA , ONDE SE ANINHA. 
- 
                                Hematoma: Ocorre quando o sangue extravasado dos vasos rompidos pelo traumatismo, pelo seu maior volume, afasta os tecidos e ocupa espaço próprio, formando uma cavidade.    Equimose: É a infiltração, nas malhas dos tecidos, de sangue que extravasou de pequenos vasos dos tecidos abaixo da pele que romperam por força de traumatismo.  
- 
                                Diferentemente da equimose , nos hematomas não há infiltração de sangue nas malhas dos tecidos. Aqui a hemorragia irá afastar e comprimir os tecidos formando uma cavidade nova; (neoformada)   
- 
                                
	Segundo Genival, “Hematoma: O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea." 
“Equimose: Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.". Professor Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 232/237
	
 
 GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
 
 
 
- 
                                Lembrar sempre:  INFILTRAÇÃO É EQUIMOSE!!! AFASTA O TECIDO É HEMATOMA!!! 
- 
                                Bossa sanguínea - diferencia-se do hematoma por apresentar-se sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência bem pronunciada na superfície cutânea. É muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por “galo”. 
- 
                                Gabarito ERRADO . . . Hematoma - Sangue fora dos vasos (mais calibrosos) que desloca a pele e afasta a trama dos tecidos, formando uma cavidade circunscrita.
- Há extravasamento do sangue de vaso calibroso
- Sem plano ósseo
- Faz um relevo na pele
- Não há difusão nos tecidos
 
- 
                                INFILTRAÇÃO - EQUIMOSE EXTRAVASAMENTO - HEMATOMA    - Características do hematoma: 
 - Extravasamento de sangue de um vaso calibroso 
- Faz relevo na pele
- Delimitação mais ou menos nítida 
- Absorção mais demorada que equimose 
 
- 
                                Hematoma - o maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea. Pela palpação da região afetada, percebe-se a sensação de flutuação; 
- 
                                Errada   Infiltração = Equimose   Afasta os Tecidos = Hematoma.