SóProvas


ID
2705212
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos horizontes do solo, o horizonte rico em húmus e partículas minerais, mais escuro que os inferiores e sujeito às influências do clima, plantas e animais, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Horizontes do solo, de cima para baixo:


    O = H

    A (onde fica o húmus)

    B = E

    C

    R

  • GAB - A


    - Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.

    - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

    - Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

    - Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.

    - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.

    Quanto à cor, essa varia de acordo com o material de origem, localização, organismos relacionados, conteúdo de matéria orgânica, dentre outros fatores. Solos ricos em matéria orgânica tendem a ser mais escuros, ao passo que solos bem drenados, por exemplo, tendem a tonalidades acinzentadas.

    Partículas de solo são definidas de acordo com o tamanho relativo destas, sendo considerada argila partículas com diâmetro inferior a 0,005mm; silte as com diâmetro entre 0,005mm e 0,05mm; areia fina as com diâmetro entre 0,05mm e 0,42mm; areia média, entre 0,42mm e 2mm; areia grossa, entre 2mm e 4,8 mm e, finalmente, pedregulho, entre 4,8 e 76mm de diâmetro.