SóProvas


ID
2705896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No que se refere ao manejo de áreas degradadas, julgue o item subsecutivo.


A recuperação de áreas degradadas é um recurso utilizado quando a melhor (ou talvez a única viável) solução for o desenvolvimento de atividade alternativa adequada ao uso humano e não a reconstituição da vegetação original, desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativos no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Após pesquisar descobri o erro da questão no seguinte material: file:///Q:/Teoria%20e%20Pratica%20em%20Recuperao%20de%20reas%20Degradadas.pdf

     

    O erro se deve a troca de conceitos de recuperação, restauração e reabilitação:

     

    Bastava trocar recuperação por REABILITAÇÃO! E a questão estaria correta!

     

    Restauração – o conceito de restauração remete ao objetivo de reproduzir as condições originais exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção. Um exemplo de restauração é o plantio misto de espécies nativas para regeneração da vegetação original, de acordo com as normas do Código Florestal.

     

    Recuperação – o conceito de recuperação está associado à ideia de que o local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais. Os Sistemas Agroflorestais (SAF) regenerativos, que consistem em sistemas produtivos diversificados e com estrutura semelhante à vegetação original, têm sido usados com êxito na região norte do país para recuperar áreas degradadas por pastagens.

     

    Reabilitação – a reabilitação é um recurso utilizado quando a melhor (ou talvez a única viável) solução for o desenvolvimento de uma atividade alternativa adequada ao uso humano e não aquela de reconstituir a vegetação original, mas desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativos no ambiente. A conversão de sistemas agrícolas convencionais para o sistema agroecológico é uma forma importante de reabilitação, que vem melhorando a qualidade ambiental e a dos alimentos produzidos. (Sabesp, 2003)

     

    Porém fique atento! Pois conforme minhas pesquisas, as definições são controversas:

     

    Pois a lei 9.985 que institui o SNUC, traz as seguintes definições:

     

    XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não

    degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

     

    XIV  -  restauração:  restituição  de  um  ecossistema  ou  de  uma  população  silvestre  degradada  o  mais  próximo

    possível da sua condição original;

     

    Logo podemos notar que o conceito de RECUPERAÇÃO do material adotado pela questão confunde-se com o conceito de RESTAURAÇÃO dado pela legislação.

     

    Eu particularmente prefiro adotar os conceitos oferecidos pela legislação, mas para responder as questões devemos estar atentos e atrelados ao que se pede. Tema bastante controverso e que exige jogo de cintura do candidato.

     

    Já a reabilitação, segundo Majer (1989), é o retorno da área degradada a um estado apropriado para o uso humano. Este encontra-se mais adequado ao conceito apresentado anteriormente.

  • A questão da o conceito de Reabiltação, e diz que é Recuperação.

  • Restauraçao florestal.

  • Verdade Rodrigo, pois alguns autores colocam, inclusive, a REABILITAÇÃO como sinônimo de RECUPERAÇÃO. Já eu acredito que REDEFINIÇÃO OU REDESTINAÇÃO seria o conceito mais adequado nessa questão.

  • a questão tá falando o seguinte: "recuperação é um uso alternativo e não a reconstituição vegetativa de priori"

     

    isso não é verdade. Não precisar ter ensino superior para acertar, basta uma boa interpretação. Meu lápis quebrou, fazer dele de prendedor de cabelo é recuperá-lo?

  • Restauração X Recuperação X Reabilitação

    ReStauração - maiS próximo poSSível do original.

    ReCuperação - Condição não degradada.

    Reabilitação: recurso utilizado quando a melhor (ou talvez a única viável) solução for o desenvolvimento de uma atividade alternativa adequada ao uso humano e não aquela de reconstituir a vegetação original, mas desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativos no ambiente