-
Letra "B"
-
Uma das alternativas possui interpretação dúbia e um tanto capciosa:
d) "A principal forma de prevenção da febre amarela é a vacinação, administrada em uma dose ÚNICA" seria uma ÚNICA DOSE para toda a vida?
Quer dizer que a vacina FRACIONADA não serve como prevenção ???
-
Essa foi para nao zerar! rsrs
-
pontos interessantes sobre a "d"
A principal forma de prevenção da febre amarela é a vacinação, administrada em uma dose única.
O que significa uma dose fracionada da vacina contra a febre amarela?
A dose fracionada é uma parte da dose padrão da vacina da febre amarela, que confere proteção similar. Estudos mostram que a vacina de febre amarela, administrada até com um 1/10 da dose padrão é segura e fornece imunidade à doença. Dessa forma, o princípio de eficácia mantém-se o mesmo.
Esta é uma medida de emergência que pode ser utilizada em campanhas de vacinação em massa para ajudar a controlar possíveis surtos em casos onde o fornecimento de vacina é limitado.
Porém dose fracionada não dá direito ao do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIPV), exigido para algumas viagens internacionais. Portanto, se a pessoa vai viajar para um país que exija o certificado, precisará tomar a vacina integral. Se já tiver tomado a vacina fracionada, recomenda-se que a dose padrão só seja aplicada 30 dias após a primeira, uma vez que caso o intervalo seja menor pode haver interferência entre as duas doses, diminuindo a proteção da vacina.
-
"A febre amarela é uma arbovirose (doença transmitida por inseto) que se apresenta sob duas formas distintas: a silvestre e a urbana. A febre amarela silvestre ocorre pela penetração do homem no ciclo enzoótico natural, onde o principal vetor são os mosquitos do gênero Haemagogus. No Brasil, as áreas enzóoticas ou endêmicas, ou seja, aquelas onde o vírus da doença circula entre os hospedeiros naturais (principalmente os macacos), abrangem as regiões Norte, Centro-Oeste e parte do estado de Maranhão. Na febre amarela urbana, eliminada do país desde o ano de 1942, o vírus é introduzido no ciclo de transmissão pelo homem, que se constitui no único hospedeiro e o mosquito Aedes aegypti é o seu principal vetor"
http://www.cpqrr.fiocruz.br/informacao_em_saude/CICT/febre_amarela/febre_amarela.htm
-
macaco = apenas hospedeiros
vetores = são os mosquitos!
-
Com relação à dose fracionada, explicada abaixo de forma excelente pela colega, faço apenas uma ressalva que peço que me corrijam caso eu esteja errada. Não seria a dose fracionada 1/5 da dose normal? Uma vacina de febre amarela dose total tem 0,5mL, ao passo que a dose fracionada tem 0,1mL. Corrijam-me se errada eu estiver, por favor.
Aproveito para completar que enquanto a dose integral oferece imunidade pela vida toda, a dose fracionada oferece por 10 anos (eram 8, porém comprovou-se recentemente, que atinge 10 anos a imunidade, segundo a fonte: https://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/2018/11/26/vacina-fracionada-contra-a-febre-amarela-e-eficiente-por-mais-de-10-anos-diz-estudo-inedito.ghtml)
-
quando li: os macacos são os principais transmissores da febre amarela urbana marquei e fuiii
-
Nada justifica matar animais silvestres indiscriminadamente.
-
-
Segundo a Sociedade Brasileira de Primatologia, “é importante que a gente mantenha esses animais sadios e dentro do seu ambiente natural, porque a detecção da morte de um macaco, que potencialmente está doente de Febre Amarela, pode nos dar tempo para adotar medidas de controle para evitar doença em seres humanos. A febre amarela é uma doença que se mantém no ambiente, em um ciclo silvestre, e é transmitida por mosquitos. O macaco é importante, pois serve como indicador da presença do vírus em determinada região”.
Ou seja, o macaco não transmite a doença para o ser humano e é apenas mais uma vítima da doença.
Resposta: B