SóProvas


ID
2706613
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

O Órgão Regulador deve possuir uma base de informações técnicas e mercadológicas de boa qualidade, para poder exercer uma regulação eficiente e garantir a prestação do serviço público adequado, com tarifas módicas em um cenário empresarial competitivo. No entanto, se houver uma assimetria de informações, a ação da agência reguladora, sem uma base de dados e informações referentes ao negócio, essencial para balizar o nível da intervenção regulatória, pode ser menos efetiva na defesa do usuário ou até mesmo gerar risco significativo de inviabilizar a prestação do serviço. Essa teoria, que explora os problemas causados pela assimetria de informações, é denominada teoria

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar da onde surge ou onde tem esse asunto pra ser estudado ???

     

  • Nunca nem vi hahahahaa

    #desespero

  • Tão fácil como ganhar na mega sena.

  • Galera, observem que a prova foi para cargo de Analista de uma agência reguladora, normal de se cobrar conhecimento mais aprofundado no assunto.

     

  • Matéria atinente à Regulação e Agências Reguladoras, questão bem específica para quem atuar na área.

    a) das imperfeições do mercado.

    Nas situações em que o mercado por si só não consegue estabelecer o preço e a quantidade para gerar eficiência, surgem falhas de mercado. Nessas situações, o governo atua através de regulamentação, visando garantir a alocação eficiente.

    Entre as falhas de mercado, destacam-se: o monopólio natural, as externalidades positivas e os bens públicos.

    b) do agente principal. 

    O problema do principal–agente ou dilema da agência trata as dificuldades que podem surgir em condições de informação assimétrica e incompleta, quando um principal contrata um agente, tais como o problema de potencial conflito de interesses e risco moral, na medida em que o principal está, presumivelmente, contratando o agente para prosseguir os interesses do principal.

    Trocando em miúdos para regular o mercado, a agência precisa de informações de ambas as partes, seja da sociedade ou até mesmo das empresas reguladas, se por exemplo as empresas repassarem informações erradas à agência esse se torna o principal, pois a agência estará, mesmo que inconsciente, perseguindo os interesses do principal (a empresa regulada).

    c) da captura. 

    A captura do regulador é uma forma de corrupção política que ocorre quando uma agência reguladora, criada para agir de acordo com o interesse público, age em benefício de interesses comerciais ou políticos de específicos grupos de interesse que dominam a indústria ou o setor daquela agência reguladora. A captura do regulador é uma forma de falha do Estado; ela cria uma brecha para firmas ou grupos políticos atuarem de maneiras prejudiciais ao público, ou seja, produzindo externalidades negativas. Os órgãos são ditos "agências capturadas".

    d) da regulação.

    Poder do estado em regular certas atividades, visando o interesse público, evitando discrepâncias injustas, ilegalidades etc.

    e) de equilíbrio dos mercados.

    O mercado de um bem encontra-se em equilíbrio quando há equivalência entre oferta e a demanda (ou procura) desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem. O preço para o qual as quantidades oferecidas serão iguais às quantidades procuradas chama-se preço de equilíbrio; a quantidade de equilíbrio é aquela que iguala procura e oferta.

  • Vejo o percentual de acertos e tenho paz.

  • De onde tiraram isso?

  • pra que isso?

    Me pisar, me humilhar, me tratar feito um lixo?

  • kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Deus é pai....

    Erros: 84%

    Acertos: 17%

  • PQP isso é que é sambar na cara do candidato. Mas eu entendi.... esse concurso aí é para quem quer trabalhar em agência reguladora. Logo vi... que susto!