SóProvas


ID
2706787
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em todos os serviços executados em instalações elétricas, devem ser previstas e adotadas medidas de proteção coletiva. As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança. O termo tensão de segurança se refere 

Alternativas
Comentários
  • NR 10

     

    -> Extra baixa tensão: tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

     

     

    A tensão de segurança é uma medida que faz parte da Norma Regulamentadora de número 10, responsável por definir as regras de segurança para serviços e instalações que mexem com eletricidade. Trata-se de um dado que aponta a tensão elétrica máxima a que uma pessoa pode ser exposta sem que haja risco à sua vida e saúde, e sua definição visa prevenir acidentes de trabalho relacionados ao contato com altas tensões elétricas.

    O valor da tensão de segurança, também chamada de extra baixa tensão, pode variar de acordo com as condições do ambiente a que o trabalhador está exposto. Ambientes confinados ou úmidos, por exemplo, exigem tensões mais baixas em qualquer tipo de aparelho elétrico com que se tem contato. Além disso, é recomendado o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como luvas e botas de borracha, que impedem que a corrente elétrica se dissipe pelo corpo.

    Qualquer pessoa que é exposta a uma baixa tensão por um período de tempo não corre o risco de ser eletrocutada ou sofrer qualquer tipo de consequência relacionada a um choque elétrico. Por isso, para garantir que os trabalhadores não entrem em contato com uma tensão potencialmente danosa, a tensão de segurança é definida como inferior a 50V para correntes alternadas e 120V para correntes contínuas.

     

    Importância da tensão de segurança para a segurança do trabalho

    A tensão de segurança é uma forma de evitar o choque elétrico e suas consequências para os trabalhadores. Trata-se de uma medida fundamental especialmente para situações em que não é possível desligar ou interromper a fonte de energia de alta ou média tensão. Assim, é possível realizar manutenções garantindo a segurança do profissional envolvido, que deve também estar usando todos os EPIs para atividades com eletricidade.

     

    https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/entenda-o-que-e-tensao-de-seguranca/

    https://www.youtube.com/watch?v=NH2DAp_zcj4

  • A NR 10 é a norma regulamentadora que estabelece requisitos e condições mínimas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que trabalhem, de forma direta ou indireta, com instalações elétricas e serviços com eletricidade.

     

    No item 27 de seu Glossário, a NR 10 define tensão de segurança como a "extra baixa tensão originada em uma fonte de segurança". Logo, a alternativa E está correta.

     

    Vale ressaltar e explicar que a NR 10 cita a tensão de segurança como uma medida de proteção coletiva, e que a extra baixa tensão é uma tensão inferior à 50V em corrente alternada ou 120V em corrente contínua, seja entre fases ou entre fase e terra. Logo, a tensão de segurança consiste numa tensão que não ocasiona consequências por conta de um choque elétrico.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.

     

    Ministério do Trabalho e Emprego. NR 10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2004.