-
18.2 Disposições gerais relativas às armaduras
18.2.4 Proteção contra flambagem das barras
Sempre que houver possibilidade de flambagem das barras da armadura, situadas junto à superfície do elemento estrutural, devem ser tomadas precauções para evitá-la.
Os estribos poligonais garantem contra a flambagem as barras longitudinais situadas em seus cantos e as por eles abrangidas, situadas no máximo à distância de 20 ft do canto, se nesse trecho de comprimento 20 ft não houver mais de duas barras, não contando a de canto. Quando houver mais de
duas barras nesse trecho ou barra fora dele, deve haver estribos suplementares.
NBR 6118:2014
-
NBR 6118
18.2.4 Proteção contra flambagem das barras
Sempre que houver possibilidade de flambagem das barras da armadura, situadas junto à superfície do elemento estrutural, devem ser tomadas precauções para evitá-la.
Os estribos poligonais garantem contra a flambagem as barras longitudinais situadas em seus cantos e as por eles abrangidas, situadas no máximo à distância de 20 Φt do canto, se nesse trecho de comprimento 20 Φt não houver mais de duas barras, não contando a de canto. Quando houver mais de duas barras nesse trecho ou barra fora dele, deve haver estribos suplementares.
Se o estribo suplementar for constituído por uma barra reta, terminada em ganchos (90 ° a 180 °), ele deve atravessar a seção do elemento estrutural, e os seus ganchos devem envolver a barra longitudinal (ver Figura 18.2).
No caso de estribos curvilíneos cuja concavidade esteja voltada para o interior do concreto, não há necessidade de estribos suplementares. Se as seções das barras longitudinais se situarem em uma curva de concavidade voltada para fora do concreto, cada barra longitudinal deve ser ancorada pelo gancho de um estribo reto ou pelo canto de um estribo poligonal.
-
Estribos suplementares
O item 18.2.4 da norma NBR6118:2014 especifica que, sempre que houver possibilidade de flambagem das barras da armadura, deve-se tomar medidas para que esta seja evitada. No caso de pilares, todas as barras longitudinais poderão flambar, uma vez que encontram-se comprimidas, o que implica em que todas deverão ser travadas de alguma maneira.
Em casos de pilares com um número menor de barras, este travamento pode ser feito unicamente pelos estribos poligonais (principais). O mesmo item da norma versa que: “Os estribos poligonais garantem contra a flambagem as barras longitudinais em seus cantos e as por eles abrangidas, situadas no máximo à distância de 20Φt do canto, se nesse trecho de comprimento 20Φt não houver mais de duas barras, não contando a de canto”.
Isto significa que os estribos poligonais realizarão o travamento de até duas barras longitudinais, sem contar a barra de canto, desde que estas estejam a uma distância menor que 20Φt da face do estribo. Caso o pilar possua barras além desta distância, ou mais de duas barras nesta distância, será necessário prever estribos suplementares que assegurarão o travamento dessas barras adicionais.
https://suporte.altoqi.com.br/hc/pt-br/articles/115003140793-Estribos-suplementares-em-pilares-conforme-a-NBR-6118-2014
Estribos de suspensão
São utilizados para suspender as cargas concentradas atuantes em um trecho do elemento, como no encontro entre 2 vigas.
-
O projeto de estruturas de
concreto é regulado pela ABNT NBR 6118 (2014). Em sua seção 18.2.4, ela apresenta
prescrições para a proteção contra flambagem das barras, estabelecendo que:
"18.2.4 Proteção
contra flambagem das barras
Sempre que houver
possibilidade de flambagem das barras da armadura, situadas junto à superfície
do elemento estrutural, devem ser tomadas precauções para evitá-la.
Os estribos poligonais
garantem contra a flambagem as barras longitudinais situadas em seus cantos e
as por eles abrangidas, situadas no máximo à distância de 20 φt do
canto, se nesse trecho de comprimento 20·φt não houver mais de duas
barras, não contando a de canto. Quando houver mais de duas barras nesse
trecho ou barra fora dele, deve haver estribos suplementares."
Logo, o enunciado remete
aos estribos suplementares e, portanto, a alternativa C está correta.
Gabarito do Professor: Letra C.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto
— Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.