SóProvas


ID
2706859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao desenvolver um modelo de regressão linear para a avaliação de imóveis, um dos parâmetros populacionais a ser considerado é se o imóvel se encontra em um logradouro tipo “rua” ou tipo “avenida”. A variável independente mais adequada para diferenciar o tipo de logradouro em “rua” ou “avenida” é uma variável do tipo

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653 - 2

    3.65 variáveis qualitativas: Variáveis que não podem ser medidas ou contadas, mas apenas ordenadas ou hierarquizadas, de acordo com atributos inerentes ao bem (por exemplo: padrão construtivo, estado de  conservação, qualidade do solo).
    3.66 variáveis quantitativas: Variáveis que podem ser medidas ou contadas (por exemplo: área privativa, número de quartos, número de vagas de garagem).
    3.67 variável dependente: Variável que se pretende explicar pelas variáveis independentes.
    3.68 variável dicotômica: Variável que assume apenas dois valores.
    3.69 variável proxy: Variável utilizada para substituir outra de difícil mensuração e que se presume guardar com ela relação de pertinência.

  • GABARITO: LETRA A

    Corrigindo o colega S Souza:

    ....

    ABNT NBR 14653-2:2011 Avaliação de bens

    Parte 2: Imóveis urbanos

    ....

    3.76 variável dicotômica: variável que assume apenas duas posições

    *4) As variáveis dicotômicas também são conhecidas na literatura como variáveis binárias, “dummies”, “de estado”, “zero-um” e outros termos.

    3.73 variáveis qualitativas: variáveis que não podem ser medidas ou contadas, mas apenas ordenadas ou hierarquizadas, de acordo com atributos inerentes ao bem

    3.74 variáveis quantitativas: variáveis que podem ser medidas ou contadas

    3.77 variável “proxy”: variável utilizada para substituir outra de difícil mensuração e que se presume guardar com ela relação de pertinência, obtida por meio de indicadores publicados ou inferidos em outros estudos de mercado

  • Variável dicotômica é aquela que assume apenas dois valores.

    *é vedada a extrapolação ou interpolação.

  • Apenas complementando:

    NBR 14653-2:2011

    A.5 Variáveis dicotômicas

    Toda variável que possa assumir apenas dois valores deve ser tratada como variável dicotômica, vedada a extrapolação ou interpolação nessa situação. É usual a variável dicotômica assumir os valores 0 e 1.

  • A avaliação de imóveis consiste em uma análise técnica, feita por um engenheiro de avaliações, com o objetivo de determinar o valor de um bem e indicadores de viabilidade de sua utilização no contexto econômico.

     

    A ABNT NBR 14653, intitulada “Avaliação de bens" é uma norma técnica, dividida em 7 partes, responsável por nortear os procedimentos de avaliação. A ABNT NBR 14653-2 (2011) trata sobre a avaliação de imóveis urbanos. Acerca das variáveis referidas pelas alternativas, a norma citada apresenta as seguintes definições:

     

    "3.72

    variáveis independentes

    variáveis que dão conteúdo lógico à variação dos preços de mercado coletados na amostra

     

    3.73

    variáveis qualitativas

    variáveis que não podem ser medidas ou contadas, mas apenas ordenadas ou hierarquizadas, de acordo com atributos inerentes ao bem

     

    3.74

    variáveis quantitativas

    variáveis que podem ser medidas ou contadas

     

    3.75

    variável dependente

    variável cujo comportamento se pretende explicar pelas variáveis independentes (...)

     

    3.76

    variável dicotômica

    variável que assume apenas duas posições

     

    3.77

    variável “proxy"

    variável utilizada para substituir outra de difícil mensuração e que se presume guardar com ela relação de pertinência, obtida por meio de indicadores publicados ou inferidos em outros estudos de mercado".

     

    Portanto, a variável independente adequada para diferenciar o tipo de logradouro em "rua" ou "avenida" é uma variável do tipo "dicotômica", pois ela assume apenas duas posições (valores). Logo, a alternativa A está correta.

     

    Vale ressaltar ainda que o termo “variável condicional" não existe no contexto da avaliação de bens, especificamente da ABNT NBR 14653-2 (2011).

     

    Gabarito do Professor: Letra A.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14653-2: Avaliação de bens - Parte 2: Parte 2: Imóveis urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.