SóProvas


ID
270712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A propósito da administração pública, julgue os itens que se
seguem.

De acordo com a visão empreendedora da gestão pública pautada em pressupostos da administração pública gerencial, os resultados da ação do Estado só serão considerados bons se atenderem às necessidades do cidadão-cliente.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. 

    Os resultados da ação do Estado são considerados bons não porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão-cliente estão sendo atendidas.

    Fonte: 
    http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=281
  • Eu acho que o erro está em relacionar a visão empreendedora à necessidade do cidadão. 
  • E os outros pressupostos da administração gerencial? A questão dá uma ideia de exclusividade às necessidades do cidadão-cliente.
    Existem ainda:
    - o combate a corrupção.
    - melhor gestão dos procedimentos e alocação dos recursos evitando desperdício.

    Do que adianta atender as necessidades do cidadão e existir desperdicio e corrupção.

    Por isso que marquei falso. Mas Cespe é Cespe.
  • Caio Marini também enumera princípios da Nova Gestão Pública. 
     
    Focalização da ação do Estado no cidadão: 
     
    Significa o  resgate da esfera pública como  instrumento do exercício da cidadania. O Estado deve ser entendido como o  fórum onde o cidadão exerce a cidadania;  todo e qualquer esforço de reforma, portanto, deve  ter como objetivos melhorar a qualidade da  prestação  do  serviço  público  na  perspectiva  de  quem  o  usa  e  possibilitar  o aprendizado social de cidadania. A interpretação mais radical deste princípio fez com que  as  relações  entre  Estado  e  sociedade  fossem  reduzidas  à  relação  entre fornecedor e cliente. 
    Nem  sempre  o  cidadão  é  cliente.  Há  várias  relações  entre  Estado  e  cidadão.  A exploração pelo Estado de atividades como, por exemplo, a loteria esportiva, pode ser caracterizada  como  do  tipo  cliente-fornecedor.  Já  os  prisioneiros  não  podem  ser tratados  como  clientes;  nesse  caso,  a  sociedade  é  o  cliente.  Na  cobrança  de  impostos,  a  relação  com  o  cidadão  não  é  de  cliente,  é  de  súdito,  pois  vale  aí  o exercício  do  poder  extroverso,  o  poder  de  coerção  que  o  Estado  tem  para  arbitrar valores  desses  impostos  e  obrigar  o  cidadão  a  pagá-los.  Pode  até  haver  um  bom atendimento  para  o  contribuinte,  mas  a  visão  extremada  nessa  relação cliente/fornecedor pode desvirtuar o papel do Estado 
  • A questão busca complicar um pouco, mas na verdade a essência é a seguinte: - os resultados só são bons se forem voltados às necessidades dos 
    clientes-cidadãos. Isto está certo! 
  • Galera, antes de comentar tenham certeza da resposta em relação a pergunta. Já  errei várias perguntas por ter me embasado em comentários de colegas equivocados. E bons estudos!

  • É um absurdo que os colegas coloquem nos comentários gabaritos errados para a questão (vide comentário assinado por Nina). A assertiva está CORRETA.

  • Ressalto,apenas, que para a administração burocrática agir de acordo com a leis já tipifica "dever cumprido"

    (MATIAS,2010)

  • A questão busca complicar um pouco, mas na verdade a essência é a seguinte: - os resultados só são bons se forem voltados às necessidades dos clientes-cidadãos. Isto está certo!

  • CERTO 

    • Governo e seus clientes: atendendo às necessidades do cliente e não da burocracia – identificar e ouvir os clientes-cidadãos e direcionar os serviços prestados para o atendimento de suas necessidades
  • Enunciado perfeito. A gestão pública empreendedora é pautada pelos princípios e valores do modelo gerencial, assim, o foco está nos resultados (atendimento do cidadão-cliente).

    Gabarito: Certo

  • Certo

    MODELO GERENCIAL

    A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.

    CARACTERISTICA

    o  Foco no cidadão;

    o  Descentralização administrativa e política - transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.

    o  Maior controle e foco nos resultados (Controle a posteriori);

    o  Ênfase no uso de práticas de gestão originadas no setor privado.

    o  Enxugamento da máquina pública.

    o  Disciplina e parcimônia no uso dos recursos públicos por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho transparentes.