SóProvas


ID
27073
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Inspirados no clássico autor Schellenberg, os manuais de Arquivologia costumam definir os procedimentos da área comparando-os aos praticados pelas demais instituições de custódia de documentos. Nessa linha de abordagem, é possível afirmar que os arquivos,

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão. Realmente os documentos dos arquivos são desprovidos de autonomia, uma vez que a organicidade é uma de suas características. Isso significa que os documentos do arquivo estão relacionados entre si, como, por exemplo, uma duplicata, que é um título de credito, está ligada a uma fatura, documeto que informa o número de prestações, e consequentemente o número de duplicatas, ou seja há uma ligação, um elo lógico que leva a comprovação de um fato, no caso uma dívida!
  • Nossa tmb errei esta questão por este mesmo motivo, uma boa pegadinha!!
  • Concordo com o rapaz aí de baixo.No entanto, a questão "D" não poderá ser considerada correta po causa da frase: "têm uma função social de laser e entretenimento", uma vez que a função social dos arquivos permanentes é conservar documentos que, por seu valor probatório ou informativo, devem ser quardados de forma permanente.No entanto, a consulta à esses arquivos não possui fim de entretenimento e sim de conhecimento à informação neles contida.
  • Raissa,

    A princípio, achei um absurdo o gabarito ser A, mas ao ler sua explicação, acho que consegui entender o espírito da coisa...

    Dizer que não há autonomia não significa, necessariamente, dizer que o conteúdo do arquivo não tenha autoria, mas sim que, no caso de arquivos, a classificação e ordenação deste segue um outro esquema: o de assunto.

    Está correto?!

    Beijão
  • Questões como esta acabam fazendo a diferença entre os aprovados de um concurso...
  • Muita boa mesmo a questão, complementando o que os nobres colegas já falaram, se os documentos de arquivo são desprovidos de autonomia, isto é, retiram sua autenticidade das relações que mantêm com as demais unidades que integram o conjunto, dentro do princípio de consignação que o rege, qualquer intervenção no sentido de romper seu equilíbrio originário acaba por ‘implodir’ o próprio arquivo.
    A falta de autonomia do documento, a qual os autores rquivísticos se referem, diz respeito à dependência do documento de arquivo dos demais que estão relacionados a ele e da sua filiação às atividades que o gerou. Cada documento encontrará seu significado dentro do conjunto ao qual pertence desde que mantida a Organicidade do arquivo.
  • A questão não indagou a respeito da autonomia ou não dos arquivos, mas do argumento de doutrina arquivística de Schellenberg.
  • Explicação abaixo, conforme fonte relacionada a seguir. O que interessa está no último parágrafo transcrito. Obrigado.

    "Já em meados do século passado, Schellenberg afirma que não é possível manter a custódia ininterrupta dos arquivos modernos. Contudo, importa entender que os arquivos estão sujeitos a perder sua Organicidade, Imparcialidade e Autenticidade se tratados e preservados de maneira pouco rigorosa.

    Camargo (2003) assim aponta o perigo da perda das inter-relações dos documentos:

    'Se os documentos de arquivo são desprovidos de autonomia, isto é, retiram sua autenticidade das relações que mantêm com as demais unidades que integram o conjunto, dentro do princípio de consignação que o rege, qualquer intervenção no sentido de romper seu equilíbrio
    originário acaba por ‘implodir’ o próprio arquivo'.

    A falta de autonomia do documento, a qual a autora se refere, diz respeito à dependência do documento de arquivo dos demais que estão relacionados a ele e da sua filiação às atividades que o gerou. Cada documento encontrará seu significado dentro do conjunto ao qual pertence desde que
    mantida a Organicidade do arquivo."

    FONTE:
    A teoria dos arquivos e a gestão de documentos
    Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.1, p. 110, jan./abr. 2006
    http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/449/260
  • Simples! quando tiramos um livro antigo de uma biblioteca, ele terá o mesmo valor autonômico de quando estava junto com vários livros na biblioteca, mas os documentos de arquivo NÃO TERÃO autonomia fora de sua instituição, não valerão nada se retirados de suas funções na instituição.

  • Considerando a teoria de Schellenberg, os arquivos são totalmente diferentes aos demais órgãos de documentação em vários aspectos, especialmente quanto à organização, origem e emprego dos documentos. Vamos analisar item a item.


    B - Incorreto. Assim como os museus, os arquivos possuem todos os tipos e gêneros de documentos. Na verdade, qualquer tipo de documento pode pertencer ao arquivo, desde que cumpra 2 condições fundamentais: seja produzido por uma ação administrativa, e seja capaz de provar e informar sobre essa ação e sobre seu produtor.

    C - Incorreto. Assim como as bibliotecas, os arquivos comportam documentos de todas as naturezas, tipos, espécies e categorias. A principal distinção entre os documentos de arquivo e os de biblioteca estão na sua origem e no seu emprego, além do fato de que podem (os de biblioteca) ou não (os de arquivo) serem estudados e analisados como peças isoladas.

    D - Incorreto. Diferente dos museus, os arquivos possuem a função de provar e testemunhar. Seus documentos não foram produzidos com finalidades educativas ou informativas, mas sim para servirem como ferramentas administrativa, como prova e fonte de informação.

    E - Incorreto. Diferente dos centros de documentação, os arquivos organizam seus documentos segundo critérios próprios, convenientes às necessidades administrativas da instituição. Geralmente estes critérios envolvem os assuntos de que tratam os documentos, ou a função que lhes deu origem.

    A - Correto. Ao contrario dos documentos de biblioteca, os documentos de arquivo somente podem ser estudados e compreendidos quando analisados em seu conjunto. Um documento de arquivo isolado, por si só, não apresenta a informação em sua totalidade, motivo pelo qual sempre será necessário recorrer ao conjunto completo para o conhecimento total do assunto. Essa é a característica da inter-relação entre os documentos de arquivo.

    Gabarito: Letra "A".
  • GABARITO: A.

    a) Os documentos de biblioteca possuem autonomia, os documentos de arquivo só fazem sentido dentro do conjunto documental que estão inseridos.

    b) Os arquivos dispõem de documentos do gênero iconográfico e os museus também os possuem (ou não).

    c) Os arquivos comportam documentos manuscritos e dactiloscritos (documento feito em máquina de escrever) e as bibliotecas, em alguns casos, também.

    d) Os arquivos não possuem função de lazer e entretenimento, os museus sim.

    e) Os documentos de arquivo não são organizados a partir de descritores e palavras-chave e os centros de documentação não necessariamente utilizam essa forma de organização.

    ---

    Prof. Ronaldo Fonseca

  • Outra questão que deseja apontar as características dos documentos de arquivo, em detrimento das bibliotecas e museus.

    O item pode confundir, mas quer dizer que, nos arquivos, os documentos não possuem autonomia e, nas bibliotecas, os documentos possuem autonomia. Essa afirmação está correta porque os documentos de arquivo, quando isolados do seu conjunto documental, perdem o seu contexto orgânico, ou seja, são somente informações descontextualizadas. Portanto, os documentos de arquivo não possuem autonomia, pois só fazem sentido dentro do conjunto documental.

    Quer dizer que não há documentos iconográficos nos arquivos e há nos museus. A questão está errada porque nos arquivos encontramos documentos de vários gêneros documentais, inclusive o iconográfico.

    -Professora, o que é gênero documental?

    Calma, você vai descobrir posteriormente. Por enquanto, guarde que a banca está tentando limitar o documento arquivístico quando, na verdade, a única característica essencial para que ele exista é a organicidade. Questão errada.

    Traduzindo: nos arquivos só encontramos documentos manuscritos (à mão) e dactiloscritos (escrito à máquina) e nas bibliotecas, não. O correto é que nos arquivos, as formas de apor as informações nos documentos não importam. Podemos ter documentos impressos também, por exemplo.

    Em outras palavras, os arquivos têm função social de lazer e entretenimento, assim como os museus. Na verdade, somente os museus possuem função social de lazer e entretenimento. Questão errada.

     

    A questão diz que assim como nos centros de documentação, a organização dos arquivos acontece a partir de descritores – que são termos padronizados que definem os assuntos e facilitam a recuperação da informação – e de palavras-chave – que são termos próprios do autor que definem os seus assuntos. O problema é que isso acontece nas bibliotecas e não nos arquivos. Nos arquivos, a organização acontece a partir das funções da instituição e não através de descritores e palavras-chave. Como os centros de documentação reúnem documentos arquivísticos, museológicos e biblioteconômicos, não podemos afirmar que esse método de organização ocorre para os três. Questão errada.

    Resposta: A