SóProvas


ID
270829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

O TCP (transmission control protocol) foi projetado, especificamente, para oferecer, em uma inter-rede não confiável, a transmissão fim a fim confiável.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    As características fundamentais do TCP são:

    • Orientado à conexão - A aplicação envia um pedido de conexão para o destino e usa a "conexão" para transferir dados.
    • Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos.
    • Confiabilidade - O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados, que é a grande vantagem que tem em relação ao UDP, e motivo do seu uso extensivo nas redes de computadores. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos, e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede.
    • Full duplex - É possível a transferência simultânea em ambas direções (cliente-servidor) durante toda a sessão.
    • Handshake - Mecanismo de estabelecimento e finalização de conexão a três e quatro tempos, respectivamente, o que permite a autenticação e encerramento de uma sessão completa. O TCP garante que, no final da conexão, todos os pacotes foram bem recebidos.
    • Entrega ordenada - A aplicação faz a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados, tipicamente em octetos. O TCP parte estes dados em segmentos de tamanho especificado pelo valor MTU. Porém, a circulação dos pacotes ao longo da rede (utilizando um protocolo de encaminhamento, na camada inferior, como o IP) pode fazer com que os pacotes não cheguem ordenados. O TCP garante a reconstrução do stream no destinatário mediante os números de sequência.
    • Controle de fluxo - O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.
  • Essa inter-rede que me confundiu todo. O que seria uma inter-rede NÃO CONFIÁVEL?
  • Raphael Lugon ,

    Os termos inter-rede e internet - obs: o  "i"  de internet minúsculo, tendo então sentido genérico - são usados de forma intercambiados para designar duas ou mais redes interligadas, isto é, duas ou mais redes com requisito diferentes, posso estar falando de uma WAN que conecta diversas LANs, por exemplo. O conjunto equivale a inter-rede.
  • CERTO.

    Segundo Kurose(2010,p.154),"[...] o TCP é um protocolo confiável de transferência de dados que é implementado sobre uma camada de rede fim a fim não confiável (IP)."

    Bibliografia:

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • O cespe com sua redação canina consegue transformar qualquer questão simples num pau de amansar louco!

    O TCP (transmission control protocol) foi projetado para oferecer a transmissão fim a fim confiável em uma inter-rede não confiável.

  • Qual é a utilidade do protocolo TCP

     

    Graças ao protocolo TCP, os aplicativos podem se comunicar com segurança (pelo sistema de avisos de recepção do protocolo TCP), independentemente das camadas inferiores. Isto significa que os roteadores (que trabalham na camada da Internet) têm, como papel fundamental, o encaminhamento dos dados em forma de datagramas, sem se preocuparem com o controle dos dados, pois este é realizado pelo protocolo TCP. 

    Durante uma comunicação através do protocolo TCP, as duas máquinas devem estabelecer uma conexão. A máquina emissora (a que pede a conexão) chama-se cliente, enquanto que a máquina receptora se chama servidor. Dizemos, então, que estamos num ambiente Cliente-Servidor. As máquinas em tal ambiente se comunicam em modo conectado, ou seja, a comunicação é feita nos dois sentidos. 

    Para permitir o bom desenvolvimento da comunicação e de todos os controles que a acompanham, os dados são encapsulados, isto é, juntamos ao pacote de dados vai um cabeçalho que sincroniza as transmissões e assegura a sua recepção. Outra particularidade do TCP é poder controlar o débito dos dados graças à sua capacidade de emitir mensagens de dimensão variável. Estas mensagens são chamadas de segmentos

     

    https://br.ccm.net/contents/284-o-protocolo-tcp