SóProvas


ID
2708422
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, publica regularmente boletins de acesso público para os casos de monitoramento e investigação de doenças específicas sazonais. Os profissionais de saúde devem conhecer e identificar as doenças de notificação compulsória pelos agravos e eventos consequente à saúde pública. São doenças de notificação compulsória:

I. dengue;
II. esquistossomose;
III. doença aguda pelo vírus Zika;
IV. febre amarela.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E, todas as assertivas corretas. COMPLEMENTO:

    Dengue, esquistossomose e doença aguda pelo vírus Zika são doenças de notificação compulsória semanal, enquanto que a febre amarela é doença de notificação compulsória imediata, isto é, realizada em até 24h após o atendimento. 

    A periodicidade muda quando são casos de óbitos por dengue e doença aguda pelo Zika em gestantes e óbitos com suspeita de Zika, situações nas quais a notificação passa a ser compulsória também. 

     

     

     

    FONTE: PORTARIA 204/2016. LISTA DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA.

  • Notificação Compulsória:
    Dengue - casos: notificação semanal;
    Dengue - óbitos: notificação imediata para todos os entes (MS, SES e SMS);
    Esquistossomose: notificação semanal;
    Doença aguda pelo vírus Zika: notificação semanal;
    Doença aguda pelo vírus Zika em gestante: notificação imediata para a SES e SMS;
    Óbito com suspeita de doença pelo vírus Zika: notificação imediata para todos os entes (MS, SES e SMS);
    Febre Amarela: notificação imediata para todos os entes (MS, SES e SMS).
     

    Outras doenças de notificação semanal: Hanseníase, Hepatites virais, HIV/AIDS, Leishmaniose tegumentar e visceral, malária na região amazônica, óbito infantil e materno, síflis adquirida: congênita e na gestante, toxoplasmose gestacional e congênita, tuberculose, violência doméstica e/ou outras violências.  

  •  a forma crônica da doença de Chagas passou a ser incluída na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde em todo o território nacional. A portaria do Ministério da Saúde de nº 264 foi publicada nesta segunda-feira (19/02) no Diário Oficial da União. Anteriormente, a notificação era obrigatória apenas para casos agudos da doença.