SóProvas


ID
270850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

Para a recuperação de arquivos em HD danificado, um dos procedimentos normalmente utilizados é o Particionar.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Particionar o HD melhora o desempenho do computador, pois organiza os arquivos, facilitando o trabalho do processador.
    Para recuperar arquivos perdidos ou danificados é necessário utilizar programas específicos ou mesmo contatar os serviços de um profissional ou empresa especializada.
  • ERRADO

    Só a questão da partição.

    A divisão do HD em 2 ou mais partições tem outras vantagens alem das já citadas acima, o HD particionado traz sim facilidade na fabricação de backup mas a melhor vantagens e a diminuição de fragmentação dos dados.
    EU penso também em segurança, por exemplo, você instala um vírus inocentemente em seu computador, o vírus irá apagar tudo inclusive o windows. Ai vem aquela história de formatar e começar tudo denovo. MAAAAS se você particionar o HD, o vírus só vai atacar a partição ativa que você está usando. COMO ASSIM? Em uma partição Vossa senhoria salva o WINDOWS e seus arquivos importantes, na outra você baixa ou instala o arquivo suspeito de vírus, ou seja, você salva a partição do Windows e dos arquivos importantes porque o vírus só irá atacar na partição que você instalou ENTENDERAM? Não? srry

    Uma partição é logicamente(não fisicamente) separada da outra, são independentes.

    Bons estudos e boa sorte!
  • Errado.
    Particionar significa dividir. A simples divisão, seja pelo software de gerenciamento de discos, seja por softwares de terceiros, ou com o CD/DVD de instalação do Windows, não corrige os problemas do HD danificado. Este termo "HD danificado" entende-se por defeito físico. Particionar é dividir logicamente o disco.
    Imagine um caderno: o caderno está danificado (folhas queimadas). Adianta tentar dividir por matérias o caderno queimado?
  • Olá pessoal, a questão dá pra matar ,simplesmente pelo fato de que particionar não resolveria um problema de HD danificado, mais fiquei só com uma dúvida quanto a questão, quando o enunciado fala que o HD foi danificado ele pode estar querendo falar que um virus o danificou e teria concerto ou o HD queimou? pois me corrijam se eu estiver errado, mais caso o HD queime não tem concerto.


    bons estudos gente...

  • fica a dúvida, defeito lógico ou físico do HD? , porém acho que a ênfase da questão é mesmo o "Particionar".
  • Olá Priscila.

    Bem, acho que essa parte de defeito físico e lógico não deve cair em noções de informática mas, é bom darmos uma esclarecida.

    DEFEITO LÓGICO:
    Um exemplo de defeito lógico pode ser quando cai a energia ou você desliga o computador de forma inadequada, quando o liga de novo, aparece uma tela preta dizendo que algum arquivo do windows está corrompido, ai você tem que formatar ou chamar algum técnico para te ajudar.
    Dizemos que houve um defeito lógico quando há rupturas de arquivos dentro do hd, seja por vírus ou por aplicativos mal comportados.
    A parte lógica é a parte que não dá para pegar, cheirar, é intangível.  

    DEFEITO FÍSICO:
    Um outro exemplo é quando você deixa cair seu HD no chão e ele não quer mais ligar. Aii você diz: "PUUUTZ, meu HD tá com um defeito físico!"
    Tecnicamente falando, um defeito físico é um arranhão ou deterioração da parte física do HD. Eles ocorrem quando há falta brusca de energia, um desligamento incorreto do sistema, uma impacto, o usuário promove trepidação da CPU e a superfície do HD se deteriora (defeitos de fabricação).

    Todo argumento é bem vindo.
    Boa sorte e bons estudos.
  • Particionar HD é dividi-lo "virtualmente" em partes e nada tem a ver com recuperação de arquivos.

    Por exemplo temos o HD (físico) que é a unidade (virtual) "C:", caso você particione você poderá ter uma outra unidade (virtual) "D:"

    Caso seu "C:" tem 1Gb e você particiona em duas partes iguais teremos "C:" com 500Mb e "D:" com 500Mb

    Acho que é isso, se estiver errado me corrijam.

  • Klaus Serra, não sou de me meter em comentários, mas dessa vez eu precisei falar, pois não acho que o menino esteja mal intencionado por ter cometido um erro de português, todos nós comentemos erro, inclusive VOCÊ ao escrever intenSionado. Mas não estou aqui para apontar o dedo para quem escreve errado, pois não sou professora de português e acho que você também não, até porque se fosse, não seria tão mal educado como está sendo. Fui olhar o seu perfil e acho que você deveria seguir as frases de efeito que escreve, a partir do momento que vc diz "Procuremos, a cada dia, nos tornar pessoas melhores"

    Que isso sirva para você, principalmente.


  • Errado, a partição do HD serve como preventivo em que um pode ser BK-up do outro. Porem sua simples partição não recuperará o HD danificado.

  • Quando a questão falou em "um dos procedimentos", entendi correto por ser o particionamento uma possibilidade, num conjunto de procedimentos, que facilitam um backup, ou formatação... mas é CESPE, né...

  • Questáo do Capeta!

  • top rsrs

  • Impossivél criar uma outra unidade removível em um HD danificado. É mais óbvio fazer uma imagem do HD para outro.

  • Comentários: 

     

    Nem pense em fazer isto para recuperar os dados de um HD com
    problemas! Esta afirmação está errada!

    Criar uma partição fará com que todos os dados do disco sejam perdidos.

     

    Particionar um disco é dividir o mesmo em partes. Uma partição é uma
    parte do disco rígido que funciona como um disco separado.

    Estas partições separadas permitem, por exemplo, instalar mais de um sistema
    operacional no computador.
     

    GABARITO: E.