SóProvas


ID
270856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando a manutenção de equipamentos de informática, julgue
os itens subsecutivos.

Periodicamente, é aconselhável fazer um backup das informações do computador e armazená-las em local distinto. Outra boa prática é a exclusão de arquivos temporários.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Simples... o backup serve basicamente para salvar cópias de segurança dos seus arquivos. Como afirma a questão, é interessante mantê-los em local distinto dos originais, para evitar perdas ou mesmo furto se for em uma empresa.

    A exclusão de arquivos temporários mantém o seu PC "clean" e pode ser feita periodicamente com diversos aplicativos, como o CCleaner.
  • CERTO 

    SEMPRE QUE POSSÍVEL O USUÁRIO DEVE FAZER UM BKP DE TODO SEU HD E DOS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS. 
  • Não concordo com meu amigo tiago pelo fato de afirmar que  o usuário "DEVE FAZER UM BKP DE TODO SEU HD E DOS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS." 

    A questão dos arquivos temporários.

    Os arquivos temporários ocupam espaço no HD, como qualquer outro arquivo. Eles não reduzem o desempenho. Mas, quanto mais arquivos inúteis vão ficando armazenados, o computador começa a ficar mais lento, por causa da fragmentação do HD. E também tem o espaço desperdiçado, que pode chegar a vários gigabytes em HDs de quem nunca limpa os temporários.
    Onde estou querendo chegar é: se você vai fazer um backup, seria só para "salvar" os arquivos mais importantes, aquelas fotos, músicas, documentos..   os arquivos tempórarios são desnecessários, prejudicando a rapidez do proceso e ocupando espaço.

    Nosso amigo Klaus sugeriu uma ferramenta muito importante, o CCleaner. Esse programa nos ajuda a eliminar todos os arquivos inúteis que existem em nosso computador, por isso uma boa sugestão de baixar e usar essa ferramenta.
    Importante tambem mensalmente desfragmentar o HD, pois conforme vamos deletando e instalando programas, vão aparecendo espaços vazios entre uma informação e outra e isso prejudica a velocidade com que as informções são buscadas.

    Quem quiser se aprofundar, procure na net esses assuntos, sempre caem em concursos.

    Boa sorte e bons estudos.
  • Certo.
    O aplicativo de Backup do Windows (versão 7) já alerta sobre a criação de uma cópia de segurança em um local externo ao computador. Muitas pessoas fazem o backup no próprio HD, e se perder o HD, perde original e cópia.
    Com relação à limpeza dos arquivos temporários, é uma boa prática sim, porém com algumas ressalvas. Ressalto que quando o sistema está instável, com problemas de memória, os arquivos temporários podem salvar um documento que não havia sido gravado em disco pelo usuário, a partir das cópias temporárias que foram criadas. Este é um caso. Mas em computadores normais, com configuração padrão, que estejam operacionalmente bem, excluir os arquivos temporários acelera o acesso ao disco, porque serão menos dados para serem indexados e pesquisados a cada abertura do Windows Explorer, Gerenciamento de Discos, Desfragmentador de discos, o próprio backup será mais rápido, clonagem de discos com o software Ghost serão mais rápidas, etc.
  • O Windows possui um acessório de limpeza de disco, básico mas que cumpre seu papel, apesar de ser lento para listar o quanto de espaço será liberado. Trata-se do utilitário "Limpeza de disco", que você pode acessar clicando no botão "Limpeza de disco", na janela das propriedades da unidade desejada, no "Meu computador". Ou, se quiser, pode abri-lo digitando "cleanmgr" no "Iniciar > Executar".
  • olá franco machado, eu quis dizer na verdade NÃO AOs arquivos temporários. Obrigado pela correção
  • Tiago Alves, a questão não disse que deve-se fazer backup DOS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS não.  Há um ponto final antes do último período ("Outra boa prática é a exclusão de arquivos temporários.").

  • Gabarito Certo

    Para a limpeza de arquivos temporário recomendo o software Ccleaner.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O negócio é não pensar de mais se não embola tudo.