-
o que eu quero: amarela da sacola A --> 2
o que eu tenho : 2 amarela na sacola A e uma na sacola B --> 3
2/3
-
Probabilidade condicional
"Qual é a probabilidade da bola retirada ser da sacola A, com a condição de que seja amarela, é:"
É simples
Leganda:
A ----> SER AMARELA DA SACOLA A
B ----> SER AMARELA
P(A|B) = P(A intersecção B) / P(B), substituindo ficamos com P(A|B) = ( 2/3 x 3/4 ) / 3/4 ==> 2/3 #corta o que está em azul
DICA:
A questão fica mais simples no instante em que você nota a restrinção no espaço amostral, este não mais englobando o conjunto universo (bolas amarelas + vermelhas) ficando restrito somente às bolas amarelas.
Espaço amostral engloba o número de resultados possíveis, portanto, considerando somente bolas amarelas, os eventos que continham bolas vermelhas saem do espaço com o seguinte excerto "e esta é amarela".
Percebam que é bem diferente de dizer " Alguém retira de uma dessas sacolas uma bola. Qual é a probabilidade da bola retirada ser da sacola A ?"
PS.: Bons Estudos!
-
Sacola A
2 bolas amarelas 1/2
Sacola B
1 bola amarela 1/1
1/2+1/1 = 2/3
Fiz ligeiro,
Fiz assim e deu certo.
-
Sacola A= 2 amarela
Sacola B= 1 vermelha e 1 amarela
Total amarela=3
Total vermelha=1
Toral amarela sacola/total bola amarela
2/3
Olá, pra você que estuda sozinho(a) é tem dificuldade na organização de seu estudo, eu faço planejamento para concursos públicos de acordo com sua rotina, distribuindo os tópicos de cada assunto detalhadamente, e planilha com controle de questões. Para maiores informações 67992079064 ou @boninmarques
-
O que se deve ter em mente é que a questão já afirmou que tirou uma bola amarela, com esta afirmação, a questão deu pista e restrinjiu o espaço amostral, (somente bolas amarelas) N(U) = 3 (três bolas). Como a sacola A tem duas bolas amarelas, então P(Aa) = 2/3. O que é bem diferente se a questão afirmasse assim: qual é a probabilidade de se retirar uma bola amarela, e esta seja da sacola A? Ai sim, os espaço amostral seria 4, a P(Aa) = 1/2.