SóProvas


ID
2709223
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Demonstração do Valor Adicional (DVA) tornou-se obrigatória para todas as companhias abertas (sociedades que têm suas ações negociadas em bolsa de valores) a partir de 1° de janeiro de 2008, por força da modificação introduzida no art. 176 da Lei das Sociedades por Ações (Lei n° 6.404/1976) pela Lei n° 11.638/2007. Em relação à elaboração da Demonstração do Valor Adicionado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) 

    DVA apresentada pelos valores BRUTOS, não deduz os tributos, sejam recuperáveis ou não.

  • A)GABARITO. DVA usa valores brutos.

    B) Valor adicionado recebido em transferência Resultado de equivalência patrimonial.

    C) Provisão para créditos de liquidação duvidosa – Constituição/Reversão - inclui os valores relativos à constituição e reversão dessa provisão. Se constituir diminui, se reverter adiciona.

    D)Outras receitas representam os valores que sejam oriundos, principalmente, de baixas por alienação de ativos não-circulantes, tais como resultados na venda de imobilizado, de investimentos.

    E) Remuneração de capitais próprios - Juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos.

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado.

    b) Incorreta. O Resultado Positivo da Equivalência Patrimonial integra o Valor Adicionado Recebido em Transferência.

    c) Incorreta. O valor contabilizado para constituição da Perda Estimada com Créditos de Liquidação Duvidosa deve ser subtraído ao valor das vendas para o cálculo do Valor Adicionado Bruto

    d) Incorreta. O resultado da alienação de Ativos Não Circulantes deve ser computado no cálculo do Valor Adicionado a distribuir pela entidade, como Outras Receitas (item 1 da DVA).

    e) Incorreta. Na distribuição do valor adicionado, os juros sobre o capital próprio devem ser computados como remuneração de capitais próprios.

  • Aqui cabe lembrar que na parte de cima da DVA os tributos devem ser incluídos, sejam eles recuperáveis ou não. Na parte de baixo, devamos apresentá-la líquida de tributos. 

    Materiais, energia, serviços de terceiros e outros – inclui valores relativos às despesas originadas da utilização desses bens, utilidades e serviços adquiridos junto a terceiros. Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não.

    Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado. É muito importante anotar que estes valores incluem também os valores relativos aos tributos, sejam eles recuperáveis ou não