SóProvas


ID
2709823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de assuntos relacionados a anatomia e fisiologia da gestação, julgue o próximo item.


Os problemas congênitos associados à hepatite B na gestação incluem a hipoplasia de membro.

Alternativas
Comentários
  • A prevenção da transmissão mãe-filho é feita por meio da imunoprofilaxia, com vacina contra o VHB e imunoglobulina hiperimune para hepatite B (IGHB), quando necessário. Sem a imunoprofilaxia, mais de 90% dos infantes infectados por suas mães HBeAg/HBsAg se tornarão pacientes crônicos. A infecção neonatal pelo vírus da hepatite B (HBV) é geralmente adquirida durante o parto. Em geral, é assintomática, mas pode causar doença crônica subclínica. As infecções sintomáticas provocam icterícia, letargia, dificuldade para ganhar peso, distensão abdominal e fezes claras.
  • Sinais e sintomas

    A maioria dos neonatos com infecção por HBV é assintomática, porém pode desenvolver infecção crônica subclínica caracterizada por antígenos HBsAg persistentes e atividade elevada e variável das transaminases. Muitos nascidos de mães com hepatite B aguda durante a gestação têm baixo peso ao nascimento, independentemente de estarem ou não infectados.

    Com menor frequência, os neonatos infectados desenvolvem hepatite B aguda, geralmente leve e autolimitada. Desenvolvem icterícia, letargia, dificuldade para ganhar peso, distensão abdominal e fezes terrosas. Ocasionalmente ocorre infecção grave com hepatoesplenomegalia, ascite e hiperbilirrubinemia (primariamente bilirrubina conjugada). Raramente a doença é fulminante e mesmo fatal. A doença fulminante ocorre mais em neonatos cujas mães são portadoras crônicas da hepatite B.

     

    https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/infec%C3%A7%C3%B5es-em-rec%C3%A9m-nascidos/infec%C3%A7%C3%A3o-neonatal-pelo-v%C3%ADrus-da-hepatite-b-hbv

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde da mulher.

    A transmissão da hepatite B da mãe para o feto ocorre com maior frequência à medida que aumenta o número de semanas de gestação. Comumente, não está relacionada a efeitos teratogênicos. Porém, há relatos de baixo peso ao nascer, prematuridade e morte fetal ou perinatal. 

    Quando o recém-nascido apresenta a infecção, pode ser assintomático ou apresentar quadros graves como a hepatite fulminante. Todos os problemas congênitos associados à hepatite B na gestação incluem lesão hepática.

    A hipoplasia de membro é caracterizada pela diminuição de tecidos que provoca a redução do tamanho do órgão. É comum acontecer no coração, pulmão e mãos. Porém, não estão relacionadas à infecção pela Hepatite B.

    Resposta do Professor: Errado.